Canções de Sérgio Godinho revisitadas por quem faz rap e eletrónica em “SG Gigante”

O cancioneiro de Sérgio Godinho foi revisitado, por músicos e produtores ligados ao hip-hop e à eletrónica, em “SG Gigante”, disco com curadoria de Capicua, disponível a partir de sexta-feira nas plataformas digitais.

Canções de Sérgio Godinho revisitadas por quem faz rap e eletrónica em

Capicua (Ana Fernandes) recorda-se de ouvir as canções de Sérgio Godinho desde que se lembra “de existir”. “Era uma coisa que se ouvia muito em casa. O disco que tenho mais memória de infância é ‘Os Sobreviventes’, que faz 50 anos agora, e até hoje o meu favorito porque tem essa memória afetiva”, recordou, em declarações à Lusa, partilhando que a voz do cantor era “tão familiar” que a sentia como a de um amigo dos pais.

Para ler depois
Angolana transgénero entre os refugiados que vão sambar no Carnaval do Rio de Janeiro
Um grupo de refugiados no Brasil vai participar pela primeira vez no Carnaval do Rio de Janeiro com uma escola de samba, entre eles uma angolana transgénero que saiu do país africano porque “queria fazer a diferença” (… continue a ler aqui)

Desde o primeiro álbum, “Capicua” (2012), a ‘rapper’ tem feito uma “revisitação” do trabalho de Sérgio Godinho. A mais recente foi uma “apropriação do tema ‘Parto sem dor'”, em “Madrepérola”, álbum que editou em 2020. Em “SG Gigante” decidiu “propor as outras pessoas que fizessem o mesmo”, levando o cancioneiro do músico “para outros universos musicais, nomeadamente no âmbito da eletrónica e do hip-hop”. “Um bocado continuarem o exercício que eu venho fazendo, misturando o cancioneiro do Sérgio com hip-hop, com o meu rap em específico”, contou.

O convite para que Capicua pensasse um álbum de homenagem a Sérgio Godinho, que definiu que não seria “um disco só de versões”, partiu da editora Universal Music Portugal e da equipa do músico. O processo de criação de “SG Gigante” começou pelo convite a produtores (Keso, Charlie Beats, Stereossauro, FMX & Migz, DJ Ride e Branko), que são “o início de tudo”.

Para que os produtores tivessem à sua disposição ‘samples’ nos quais pudessem “pegar livremente”, “foi feito um levantamento do que havia disponível em bobine, em digital, digitalizar o que havia em bobine, perceber o que havia em pistas”. A lista dos ‘samples’ disponíveis foi passada a todos, “para escolherem a canção” que iriam trabalhar. “Com alguns houve trabalho de ‘brainstorming’, outros escolheram sem conversa nenhuma partilhada comigo, porque já tinham muito clara a canção que queriam trabalhar”, recordou Capicua.

Após a escolha dos produtores e dos temas (“Que força é essa”, “O primeiro dia”, “Etelvina”, “Com um brilhozinho nos olhos”, “Lisboa que amanhece” e “A noite passada”), “foi-se construindo o resto da equipa, de forma democrática, sem impor nada a ninguém, com uma grande preocupação em ter uma equipa muito diversa”. “Era importante para mim que houvesse muita diversidade, porque acho que o Sérgio, ao longo destas cinco décadas, foi trabalhando muitas sonoridades diferentes e colaborando com pessoas muito diferentes”, explicou. O disco conta com a participação de ‘rappers’ e cantores “homens e mulheres, de várias zonas do país, alguns deles com origens nos PALOP [Países de Língua Oficial Portuguesa]”, de várias gerações.

“Ter o fado seria importante, um apontamento de música com relação com África, também, com essas lusofonias todas misturadas. Para que esse exemplo do Sérgio de grande diversidade, criatividade e abertura a outras linguagens fosse honrado. E também o seu compromisso com a Liberdade, a Igualdade. Enquanto músico e pessoa pública, ele tem honrado sempre os valores do 25 de Abril e para mim era importante que fosse um projeto inclusivo”, referiu.

Para Capicua era muito importante ter ‘rappers’ no álbum, porque a ideia “era ter letra original”. “Há uma única versão no disco, a do Branko com o Dino D’Santiago e a Rita Vian, que é também a única que não tem ‘um rapper'”, disse. Capicua lembra que Sérgio Godinho “é conhecido por escrever super bem, por trabalhar muito bem as personagens, por contar histórias, por contar micro-histórias que depois contam a nossa história comum”.

“Acho que isso se relaciona muito com aquilo que os ‘rappers’ fazem: inventividade lírica, polivalência de temas, inventividade métrica, trabalhar os jogos de palavras, ter uma cadência inesperada na forma de dizer, ritmos, rimas, sons e jogos de palavras. É algo comum ao universo do rap e ao Sérgio Godinho. Os ‘rappers’ estão permanentemente a contar histórias, a fazer a reportagem do quotidiano, que está muito presente na escrita do Sérgio. [Por isso], achei que era interessante termos letras novas”, afirmou.

Desta maneira, acrescentou-se ao cancioneiro de Sérgio Godinho, “novas abordagens líricas”. Há letras que são praticamente todas novas, como “Que força é essa”, que do original ficou a frase que lhe dá título “e a partir daí construiu-se uma canção que fala do mesmo tema, se calhar de forma um bocadinho mais direta e mais contemporânea”. Em “Lisboa que amanhece”, Eu.Clides “canta o refrão da canção original” e EvaRapDiva e Chong Knowg “fizeram uma letra nova”. O álbum conta também com a participação, entre outros, da fadista Sara Correia, da cantora Amaura, dos ‘rappers’ Valas, Papillon, Russa, Nerve e Phoenix RDC, e do próprio Sérgio Godinho.

“Achámos que seria bonito que o Sérgio desse o mote a cada canção, declamando um excerto da letra que ele quisesse destacar. Haver a voz do Sérgio, ‘a capella’ em vinil, permite que os DJ no futuro, se quiserem voltar ao analógico e fazer ‘scratch’ com a voz do Sérgio tenham essa oportunidade”, partilhou Capicua. “SG Gigante” foi “um trabalho de muitos meses”, para ir “construindo o puzzle”, que a ‘rapper’ considera ter resultado “muito bem”. Capicua “gostava muito” que o disco, disponível na sexta-feira nas plataformas digitais e no sábado em edição física, fosse apresentado ao vivo, mas admite que “a logística não seja fácil”. “Acabaram por ser escolhidos quase só clássicos, era bom poder ver [o disco] crescer ao vivo”, disse.

Impala Instagram


RELACIONADOS