Câmara do Porto vai testar mais de 1500 idosos e funcionários de todos lares da cidade

Autarquia anunciou hoje a «mega operação», numa altura em que se multiplicam os caos de utentes positivos para Covid-19 em lares na zona Norte do País.

Câmara do Porto vai testar mais de 1500 idosos e funcionários de todos lares da cidade

Câmara do Porto vai testar mais de 1500 idosos e funcionários de todos lares da cidade

Autarquia anunciou hoje a «mega operação», numa altura em que se multiplicam os caos de utentes positivos para Covid-19 em lares na zona Norte do País.

 

Em comunicado, a Câmara do Porto, divulga que irá testar 1500 idosos e funcionários de lares da cidade, dizendo tratar-se de uma «mega operação inédita em Portugal». A iniciativa conta com o apoio do Hospital de São João e dos Centros de Saúde, «implicando a montagem de unidades de cuidados na Pousada da Juventude e no SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota com o apoio do Exército, que ali montará 300 camas». O Portal de Notícias Impala já tinha avançado ontem, em primeira mão, que Estado-Maior-General das Forças Armadas estava a recrutar voluntários para apoiar o SNS, com o objetivo de disponibilizar 2300 camas um pouco por todo o País.

A Câmara do Porto vai iniciar a operação de testes ao Covid-19 «nos próximos dias», «através de um rastreio sistemático e inédito no país». A iniciativa «garante a análise das amostras e resultados em cerca de 24 horas». Trata-se também de uma operação que conta, para «além do Exército Português, que apoiará a montagem de camas e dos bombeiros municipais, que ajudarão no transporte e assistência pré-hospitalar», com o Centro Hospitalar Universitário do Porto e Hospital de Santo António, o outro grande hospital público da cidade do Porto.

«A mega operação de rastreio implica a segregação consecutiva da população infetada dos que resultarem negativos no teste e que serão transferidos pelos meios dos próprios centros e com o apoio do Batalhão de Sapadores dos Bombeiros do Porto, para espaços “limpos” que estão a ser preparados pela Câmara do Porto. Entre esses espaços está a ser preparado o SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota, onde o Exército Português apoiará a montagem de um espaço de cuidados continuados, e a Pousada da Juventude», explica o comunicado.

A autarquia portuense refere ainda estar a «recrutar soluções de pessoal auxiliar em regime de voluntariado ou mobilidade, que possam ajudar e melhorar a resposta no auxílio à população não infetada, deslocalizada e em acompanhamento» .

«A concretização do projeto é também possível graças à disponibilização de 5 mil testes para COVID-19 ao Município por parte da Fundação Fosun e da Gestifute, com origem em Xangai, cidade geminada com a do Porto», pode ler-se no comunicado.

Rui Moreira acredita que ««este contributo pode realmente salvar vidas, aliviar a pressão sobre os hospitais e permitir uma melhor e mais permanente monitorização sobre esta população particularmente fragilizada. «Não podemos abandonar os lares e estas populações neste momento e tudo faremos, até ao limite das competências municipais e das nossas próprias forças para salvar todos os que pudermos salvar», sublinha o autarca.

Texto: Cynthia Valente

Leia a a sua revista sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.

Eis os passos a seguir:

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS