Câmara de Matosinhos lança plataforma de monitorização de gatos de rua

Autarquia está a levar a cabo vários projetos no âmbito da Semana do Animal. Será inaugurado amanhã o Parque Canino da Seara.

Câmara de Matosinhos lança plataforma de monitorização de gatos de rua

Na Semana do Animal, a Câmara de Matosinhos apresentou uma plataforma informática que facilita o processo de registo das colónias dos chamados gatos de rua e dos animais que integram cada uma delas. A plataforma de gestão e monitorização do Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) permite, entre outras valências, o acesso à informação e a partilha de dados em tempo real, a atualização automática dos animais registados e o ponto de situação em que se encontra cada colónia. Para acederem a este novo instrumento, as quatro associações de defesa animal com trabalho desenvolvido já nesta área – Associação Animais de Rua, Causas de Caudas, MIACIS  Proteção Integração Animal e Midas –, com as quais a autarquia estabeleceu um protocolo de cooperação, irão receber formação para que possam registar e monitorizar todo o trabalho que está a ser desenvolvido, em parceria com o CROAM – Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 4 de outubro

Presidente da Câmara de Matosinhos assinala visibilidade para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área

O programa CED, recorde-se, incide no controlo de colónias de gatos e na redução da população felina existente, nomeadamente os espécimes que sejam portadores de doenças transmissíveis. Os restantes são devolvidos à rua após esterilização para garantir o equilíbrio ecológico das áreas de origem, nomeadamente o controlo de roedores. Até setembro, foram intervencionadas 57 colónias de gatos e esterilizados 372 animais (162 machos e 210 fêmeas). Cerca de 395 animais aguardam a intervenção no âmbito deste programa. A implementação do programa CED foi um dos projetos em destaque da Semana do Animal. A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destacou a importância desta iniciativa por representar uma oportunidade de visibilidade para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nesta área.

Inauguração de Parque Canino em Matosinhos

Um dos projetos apresentados nesta Semana do Animal é o parque das matilhas, que está a ser construído junto às instalações da CROAM, em Custóias e que deverá estar concluído em meados deste mês. Foi também divulgado o projeto do Centro de Recolha Animal da Sociedade Protetora dos Animais, com capacidade para mais de mil ‘bichos’. A obra arrancará em 2020. A Semana do Animal termina esta sexta-feira, Dia Mundial do Animal, com a inauguração do Parque Canino da Seara, em Matosinhos.

LEIA MAIS
Ponte colapsa e cai em cima de dezenas de barcos de pesca [vídeo]
Jardim zoológico palco de ato de loucura de mulher que enfrentou leões [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS