Boris Johnson quer próxima edição da Eurovisão na Ucrânia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defende que a próxima edição do Festival Eurovisão da Canção seja realizada na Ucrânia, país vencedor este ano, apesar da guerra que sofre desde fevereiro.

Boris Johnson quer próxima edição da Eurovisão na Ucrânia

A União Europeia de Radiodifusão (EBU), que organiza a Eurovisão, anunciou esta semana que não pretende realizá-lo na Ucrânia em 2023 devido à situação no país e adiantou que vai discutir com a BBC a possibilidade de o fazer no Reino Unido, cujo candidato ficou em segundo lugar este ano em Turim (Itália). Segundo a Agência EFE, Boris Johnson declarou hoje que os ucranianos “ganharam [o concurso] e merecem tê-lo” na próxima edição.

Reino Unido enfrenta greve ferroviária após fracasso das negociações
O Reino Unido prepara-se para a maior greve ferroviária em mais de 30 anos após o fracasso das negociações com o setor que reclama melhores salários e condições de trabalho, disseram hoje os sindicatos (… continue a ler aqui)

“Sei que fomos fantásticos, sei que ficamos em segundo lugar e adoraria que [o festival] viesse para este país, mas o facto é que foram eles que venceram”, disse o primeiro-ministro à comunicação social, ao aterrar em Inglaterra depois de uma visita à Ucrânia, na sexta-feira. “Acho que Kiev ou qualquer outra cidade ucraniana segura seria um lugar fantástico para o fazer. Acho que o podem fazer e que deveriam fazê-lo”, insistiu.

“Acho que Kiev ou qualquer outra cidade ucraniana segura seria um lugar fantástico para o fazer”

O chefe de governo britânico visitou a capital ucraniana, pela segunda vez, na sexta-feira desde que a invasão russa começou em 24 de fevereiro. “Acabei de estar em Kiev. Não vou dizer que [a cidade] está absolutamente feliz, vibrante e florescente, mas está muito mais animada”, disse Johnson, que foi o primeiro líder do G7 a visitar a cidade durante a guerra em abril. “As pessoas estão muito mais confiantes. Estão nas ruas, a comer em cafés e restaurantes, de uma forma que não estavam há apenas algumas semanas atrás”, concluiu.

Impala Instagram


RELACIONADOS