Biden declara situação de catástrofe na Califórnia e Alabama

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma declaração de catástrofe para os estados da Califórnia e do Alabama, afetados nas últimas semanas por fortes tempestades que já provocaram pelo menos 19 mortos.

Biden declara situação de catástrofe na Califórnia e Alabama

Esta medida, que constitui o nível seguinte à declaração de estado de emergência, permite disponibilizar fundos federais para as pessoas afetadas nos condados de Merced, Sacramento e Santa Cruz, na Califórnia, bem como nos condados de Autauga e Dallas, no Alabama. Os dois estados têm sofrido, desde 27 de dezembro, fortes tempestades de inverno, que causaram inundações, deslizamentos de terra e derrocadas, estando a ser avaliado o valor dos prejuízos. Segundo a Casa Branca, a avaliação também poderá determinar a necessidade de dar ajuda federal a outras áreas.

Essa ajuda “pode incluir apoios para alojamento temporário e reparações nas casas ou empréstimos com taxas baixas para cobrir perdas de propriedades que não estavam no seguro”, bem como ajudas a proprietários de empresas, refere Washington, em comunicado hoje divulgado. Uma série de tempestades de inverno atingiu a costa oeste dos Estados Unidos nos últimos 15 dias, estando a Califórnia a preparar-se para uma nova tempestade, com chuvas torrenciais, ventos fortes e neve, que, segundo alertaram as autoridades, pode provocar mais inundações, deslizamentos de terra e cortes de energia.

Seca dos últimos 3 anos desapareceu em semanas

O diretor do Gabinete de Serviços de Emergência do governador da Califórnia afirmou, em conferência de imprensa realizada na sexta-feira, que a região “não está fora de perigo”, lembrando que “as tempestades estão entre os desastres naturais mais mortíferos da história moderna” do estado. A situação é pouco comum num estado mais habituado aos fogos e à seca. Só a cidade de São Francisco registou, desde o dia de Natal, o mesmo volume de precipitação que teria normalmente em meio ano. De acordo com dados recolhidos até 10 de janeiro, a “seca excecional” que atingiu a Califórnia nos últimos três anos praticamente desapareceu em poucas semanas.

Para ler depois
Queda de avião no Nepal mata pelo menos 67 pessoas
Os números mais recentes apontam para 67 vítimas mortais das 72 que seguiam a bordo. Nepal tem histórico de insegurança aérea. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS