Estado de saúde da bebé Matilde evolui: «Médicos falaram numa possível alta»

O estado de saúde da bebé Matilde continua a evoluir de forma favorável. Através de uma publicação no Facebook, os pais da menina revelam que «os médicos já falaram numa possível alta».

Estado de saúde da bebé Matilde evolui: «Médicos falaram numa possível alta»

O estado de saúde da bebé Matilde continua a evoluir de forma favorável. Através de uma publicação no Facebook, esta quinta-feira, os pais da menina deixaram uma nova mensagem ao anunciaram que a filha já deixou de tomar o antibiótico e, também, que «os médicos já falaram numa possível alta».

«Tenho boas notícias, deixei de tomar o antibiótico e os médicos já falaram numa possível alta», pode ler-se. «Os meus papás têm treinado as técnicas de utilização dos aparelhos e suporte básico de vida para poderem cuidar bem de mim em casa», continuam na mesma publicação.

Matilde sofre de Atrofia Muscular Espinhal e iniciou na passada terça-feira o tratamento com o medicamento existente em Portugal para tratar esta doença, o Spinraza.

Estado vai comparticipar o medicamento mais caro do mundo

Depois de angariados os dois milhões de euros necessários para pagar o medicamento que pode curar a doença de Matilde, o Estado português revela que vai comparticipar o Zongensma. O fármaco, que se encontrava apenas disponível nos Estados Unidos, já pode ser administrado em Portugal e «de forma segura». «A parte burocrática foi ultrapassada», dizem os pais de Matilde, que garantem que o dinheiro angariado «será para outras ‘Matildes’».

Zongensma é uma terapêutica genética experimental que tem apresentado resultados positivos. No entanto, ainda não está provado que os efeitos sejam permanentes.

LEIA MAIS

Túmulos no Vaticano onde estaria jovem desaparecida já foram abertos e estavam vazios

Polícia encontra mais de 20 cadáveres em cemitério clandestino no Brasil

Previsão do tempo para sexta-feira

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS