Bebé com covid-19 internado no São João já não está ligado ao ventilador

O bebé de 13 meses internado com covid-19 desde a madrugada de dia 05 nos cuidados intensivos do Hospital de São João, no Porto, “está bem” e já não está ligado ao ventilador, disse hoje a diretora clínica.

Bebé com covid-19 internado no São João já não está ligado ao ventilador

O bebé de 13 meses internado com covid-19 desde a madrugada de dia 05 nos cuidados intensivos do Hospital de São João, no Porto, “está bem” e já não está ligado ao ventilador, disse hoje a diretora clínica. “Foi possível retirá-lo de ECMO [Oxigenação por Membrana Extracorporal] ao fim de cinco dias e ontem [terça-feira] o bebé foi extubado. Neste momento o bebé está bem”, disse a diretora clínica do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ), Maria João Baptista.

Em causa está um bebé de 13 meses que esteve internado no Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) por covid-19, mas teve que ser transferido para o São João por “alterações cardíacas”.

“Estamos todos muito felizes”, diz diretora clínica

Em conferência de imprensa, a médica, que apareceu junto dos jornalistas referindo de imediato que trazia “boas notícias”, adiantou que o bebé vai, para já, permanecer nos cuidados intensivos. Maria João Batista referiu que tinha já visto o bebé esta manhã e que este estava “simpático e com os olhinhos abertos, a mexer os bracinhos e tudo”. “É um bebé muito querido. Estamos todos muito felizes”, disse Maria João Baptista.

A covid-19 provocou pelo menos 5.823.938 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse. A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China. A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LEIA DEPOIS

Alimentos com menos 11% de sal e açúcar nos últimos três anos

Impala Instagram


RELACIONADOS