BE critica falta de soluções concretas do Governo para problema nas urgências

A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje a ausência de soluções concretas do plano de contingência para as urgências hospitalares anunciado pelo Governo, considerando urgente a autonomia de contratação dos hospitais e a dedicação exclusiva.

BE critica falta de soluções concretas do Governo para problema nas urgências

Em conferência de imprensa na sede do BE, em Lisboa, Catarina Martins afirmou que é correto o diagnóstico feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, após as reuniões que teve segunda-feira com o setor sobre a rutura nos serviços de urgência, sendo o problema o facto de, “além do apelo para que os hospitais organizem redes de urgências”, a ministra não ter avançado “com qualquer solução concreta”.

Para ler também
Ana Rita Cavaco alerta para “problema de Saúde Pública” por escassez de enfermeiros em Portugal
Demissões, vagas por preencher, descontentamento e queixas de falta de condições. Médicos e enfermeiros portugueses vivem dura batalha, acentuada na pandemia, e queixam-se de serem poucos. Serão mesmo? (… continue a ler aqui)

“Que a situação se arraste há anos, como reconheceu ontem [segunda-feira] a ministra da Saúde, só torna o problema mais grave. Nos últimos anos, o Governo do PS recusou todas as soluções e, das poucas vezes em que aceitou avanços legislativos, recusou ou travou a sua concretização no terreno”, criticou.

Para a líder do BE, “é urgente implementar duas medidas que estão respaldadas na lei de bases da saúde, que foram recusadas pelo Governo quando o Bloco as fez nas negociações dos últimos orçamentos e que mesmo agora o Governo continua a recusar”, considerando que estas são as duas “com o maior alcance imediato para garantir profissionais ao SNS”.

Assim, de acordo com Catarina Martins é preciso “garantir já a autonomia de contratação dos hospitais para os lugares do quadro que estão por preencher” e “oferecer a quem já está no SNS e a quem queira regressar a possibilidade de dedicação exclusiva ao serviço público com incentivo remuneratório de 40%”.

Catarina Martins defendeu que estas duas medidas não dispensam outros avanços e outros investimentos no SNS, sendo o início de uma solução para responder aos problemas que hoje se vivem. “A ministra não pode responsabilizar os hospitais pela gestão dos recursos enquanto nega aos hospitais esses mesmos recursos e até a autonomia para contratar para os lugares que estão vazios nos quadros”, condenou. Na análise da líder bloquista, o Governo tem os instrumentos e a responsabilidade de salvar o SNS e “se recusar fazê-lo, está deliberadamente a destruir o SNS”.

Impala Instagram


RELACIONADOS