Alerta nos Açores para ondas que podem chegar aos 10 metros nesta 3.ª feira

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o agravamento do estado do mar nos Açores, esta terça-feira, com ondas que poderão chegar aos 10 metros, apelando à população para que redobre cuidados.

Alerta nos Açores para ondas que podem chegar aos 10 metros nesta 3.ª feira

“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de dez metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos. São esperados ventos com uma intensidade média de até 35Km/hora e rajadas até 75Km/hora, provenientes do quadrante oeste/sudoeste”, avançaram as autoridades, em comunicado de imprensa.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta terça-feira aponta para frio e chuva

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha apelam a que a população redobre cuidados, “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”. Nesse sentido, recomendam que os pescadores reforcem a amarração e mantenham uma “vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”. Recomendam ainda que a população evite “passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima” e que não sejam praticadas atividades de pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para os grupos ocidental e central dos Açores, referentes a agitação marítima, precipitação e vento, na terça-feira. As ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo, a partir das 06:00 locais (07:00 em Lisboa) de terça-feira, com previsões de agitação marítima, com “ondas de oeste”, de precipitação “por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, e de vento forte, com “direção de sudoeste, rodando para oeste”. Os avisos referentes à agitação marítima e à precipitação estendem-se até às 12:00 e o de vento forte até às 15:00.

Já as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00 de terça-feira, com previsões de precipitação, “por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, e de vento forte, com “direção de sudoeste, rodando para oeste”. O IPMA emite aviso amarelo (o terceiro mais grave da escala) sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Impala Instagram


RELACIONADOS