Alerta | Autoridade Marítima recomenda que se evitem banhos de mar

A Autoridade recomenda que se evitem os banhos de mar, considerando a previsão de tempo quente para este domingo que pode levar a população à praia.

Alerta | Autoridade Marítima recomenda que se evitem banhos de mar

A Autoridade Marítima Nacional recomenda, em comunicado, à população que “não vá a banhos” e alerta para os cuidados nas praias, nas zonas costeiras e para a importância da adoção de um comportamento de segurança.

“É importante ter em conta que o mar nesta época do ano é um mar de inverno, e as praias e zonas da costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima que se tem verificado nos últimos tempos”, refere a nota.

A autoridade alerta ainda para a “morfologia alterada” pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se nelas fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros.

De acordo com a nota, a ondulação esperada será de quadrante oeste/noroeste com altura significativa entre os dois e os três metros.

A autoridade lembra ainda que se está igualmente num período de águas vivas, registando-se uma maior amplitude entre a altura da baixa-mar e da preia-mar, originando correntes mais fortes, sublinhando também que alguns destes fenómenos “não são visíveis, acarretando perigo para quem entrar na água.

A assistência pode ser mais demorada

Tendo em conta que as praias ainda não estão vigiadas, não está disponível o equipamento para socorro à náufragos, podendo a assistência ser mais demorada.

Apesar disso, a autoridade refere que irá reforçar a vigilância na orla costeira e no mar, sobretudo para sensibilização e prevenção de eventuais situações de risco.

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado com temperatura máxima acima do habitual para a época do ano e acentuado arrefecimento noturno.

As temperaturas máximas vão rondar os 25 graus em Santarém, sendo esperados 24 graus em Braga, Leiria, Sagres e Setúbal, 23 em Lisboa, Faro, Coimbra, Sines e Porto.

LEIA MAIS
2 mortos em confrontos na fronteira da Venezuela
Previsão do tempo para segunda-feira

 

Impala Instagram


RELACIONADOS