Aumento de infeções respiratórias em bebés deixa hospitais alemães no limite

O aumento de casos de infeções respiratórias em bebés e crianças na Alemanha está a deixar as unidades hospitalares pediátricas no limite, alertaram hoje médicos especialistas em cuidados intensivos.

Aumento de infeções respiratórias em bebés deixa hospitais alemães no limite

A associação de cuidados intensivos (DIVI na sigla alemã) indicou que o aumento sazonal de casos de vírus sincicial respiratório (RSV), e a falta de profissionais de enfermagem, estão a causar uma “situação catastrófica” nos hospitais. O RSV é um vírus comum e altamente contagioso que afeta quase todos os bebés e crianças até aos dois anos de idade, e alguns podem ficar gravemente doentes. Os especialistas dizem que o aligeirar das restrições aplicadas para combater a pandemia de covid-19 estará a provocar o aumento do número de bebés e crianças com RSV, cujos sistemas imunitários não estão preparados para combater o vírus.

Vírus sincicial responsável por 6,7% das hospitalizações de crianças até 5 anos
O vírus sincicial respiratório (RSV) foi responsável pela hospitalização de mais de 26 mil crianças com infeção respiratória aguda entre 2015 e 2018, representando 6,7% do total dos internamentos até aos 5 anos, refere um estudo hoje divulgado (… continue a ler aqui)

Os médicos hospitalares estão neste momento a enfrentar decisões muito difíceis sobre quais as crianças doentes que devem ficar internadas, devido à escassez de camas disponíveis, segundo a mesma fonte. Nalguns casos, os doentes com RSV e outras situações graves estão a ser transferidos para hospitais em regiões da Alemanha onde os recursos de cuidados intensivos até são mais escassos. A associação alertou que um recente estudo revelou menos de uma centena de camas pediátricas disponíveis em todo o país, e a situação pode piorar.

Médicos hospitalares estão a enfrentar decisões muito difíceis sobre quais as crianças doentes que devem ficar internadas

Sebastian Brenner, responsável pelo departamento pediátrico de cuidados intensivos do Hospital Universitário de Dresden, disse ao canal de televisão alemão N-Tv que a situação poderá agravar-se nas próximas semanas: “Estamos a observar isso na Suíça e em França”, acrescentou, sobre os riscos do tratamento disponível ficar ainda mais escasso. O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, anunciou hoje que o Governo vai aligeirar alguns regulamentos, para facilitar a transferência de profissionais de enfermagem, e disponibilizar mais 600 milhões de euros aos hospitais pediátricos nos próximos dois anos. A Comissão Europeia autorizou em novembro o primeiro medicamento unidose mundial para tratar o RSV.

Impala Instagram


RELACIONADOS