DECO alerta para rótulos “eco” e “sustentável” que enganadores

A associação de defesa do consumidor Deco alertou hoje para o uso errado de expressões como “eco”, “amigo do ambiente” ou “sustentável”, que muitas vezes apenas querem enganar os consumidores.

DECO alerta para rótulos

A DECO Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, iniciou hoje uma campanha para alertar para as alegações ambientais que podem ser enganosas e ao mesmo tempo capacitar os consumidores para a escolha de produtos mais sustentáveis. A associação afirma que na União Europeia mais de metade dos consumidores – 57% – está recetiva a alegações ambientais no momento de comprar, pelo que há empresas a fazer “ecobranqueamento”, ou “greenwashing”, uma técnica de marketing de acordo com a qual afirmam cumprir determinadas metas de proteção ambiental, não o fazendo na verdade.

Para ler depois
DECO | Afinal, é com este detergente que poupa mais
Depois de tantas promessas nos anúncios, a DECO revela qual é o detergente de lavar a loiça manual com que se poupa mais. (… continue a ler aqui)

Ecológico, Biodegradável, Amigo do Ambiente… o que têm de comum estas expressões? Talvez muito pouco! Na verdade, são argumentos publicitários que procuram a atrair a atenção do consumidor, sobretudo daquele que tem maiores preocupações ambientais, na hora de fazer as suas compras, mas que não apresentam nenhuma prova ou evidência sobre a sustentabilidade do produto ou da empresa em questão”, diz a DECO na sua página na internet.

“Contem as coisas como elas são”, apela a DECO

Fonte da associação disse à agência Lusa que a campanha está desde hoje nas redes sociais e na página da DECO, entre outros lugares, devendo ser reforçada em fevereiro e em março. A campanha, com o apoio da Direção-Geral das Atividades Económicas, é dirigida a todos os consumidores, incluindo as crianças, e segundo a fonte decorre também com formação em escolas. A DECO quer também chegar a empresas. “A ideia é agir em todas as frentes, explicar que nem tudo o que é verde é efetivamente amigo do ambiente”, disse a fonte.

“A campanha faz também o aviso às empresas ‘Não se pintem de verde! Contem as coisas como elas são’, procurando evitar que os consumidores gastem o seu dinheiro em escolhas branqueadas de falsas alegações, potenciando o seu conhecimento sobre as escolhas verdadeiramente sustentáveis”, diz a DECO. A associação alerta que a proliferação de alegações de “verde”, sendo uma “elevada percentagem” não fundamentada, conduz “a uma situação confusa em que a maioria dos consumidores tem dificuldade em compreender quais os produtos que são verdadeiramente amigos do ambiente”. A DECO foi fundada em 1974 e tem mais de 370 mil associados, estando representada em todo o país, com sete estruturas regionais.

 

Foto: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS