Associação de medicamentos genéricos pede urgência nas negociações com o Governo

A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen) pediu hoje celeridade nas negociações com o Governo, alertando que se não forem tomadas medidas prioritárias para enfrentar as consequências da inflação as ruturas destes medicamentos vão aumentar.

Associação de medicamentos genéricos pede urgência nas negociações com o Governo

A Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen) pediu hoje celeridade nas negociações com o Governo, alertando que se não forem tomadas medidas prioritárias para enfrentar as consequências da inflação as ruturas destes medicamentos vão aumentar.

Numa altura em que se debate o Orçamento do Estado para 2023 e se iniciam no próximo mês as negociações entre o Governo e a indústria farmacêutica, a presidente da APOGEN manifestou, em declarações à agência Lusa, a sua preocupação com as dificuldades que o setor dos medicamentos genéricos e biossimilares atravessa devido ao aumento dos preços da energia, dos transportes e das matérias-primas.

“Eu penso que o senhor ministro [da Saúde] é uma pessoa de bom senso, conhecedor da matéria, e que vai estar atento para que os medicamentos genéricos e biossimilares não percam a capacidade de colaborar com o utente e com o Serviço Nacional de Saúde na sustentabilidade, mas para isso as empresas também precisam de ficar sustentáveis”, defendeu Maria do Carmo Neves.

WhatsApp retoma funcionamento após duas horas de inatividade em todo o mundo

A aplicação de mensagens instantâneas WhatsApp já está a começar a retomar o funcionamento, após ter estado inativa durante duas horas em todo o mundo por motivos ainda desconhecido (…continue a ler aqui)

No seu entender, as negociações com a indústria de medicamentos genéricos e biossimilares “tem que ser discutida à parte”, uma vez que estes fármacos já fazem parte da contenção da despesa do Serviço Nacional de Saúde. “A disponibilização dos valores que nós recuperamos em termos das prescrições e do consumo dos medicamentos genéricos em ambulatório ronda os 5 mil milhões nos últimos 11 anos, que dá para pagar dois anos de despesa com fármacos no Serviço Nacional de Saúde, e este ano já vamos com uma poupança de 380 milhões”, enfatizou.

Mas agora, disse, a conjuntura é “muito difícil” e “mais prolongada” do que todos pensavam, sendo por isso necessário tomar medidas, “nem que sejam de caráter excecional”, para garantir o acesso destes medicamentos à população. Nesse sentido, Maria do Carmo Neves pediu “urgência na negociação” e propôs algumas medidas como “a atualização do preço dos medicamentos, mas sem impacto nos custos para os utentes”.

“As ruturas são cada vez são em maior número”

A harmonização da contribuição extraordinária da indústria farmacêutica nos medicamentos genéricos e biossimilares comercializados no mercado hospitalar é outra das medidas propostas. “Todos temos ouvido o senhor ministro da Saúde a referir que em novembro se vai discutir, mas é urgente não passar [dessa data], porque as ruturas são cada vez são em maior número”, reforçou.

Todos os meses, advertiu, “as empresas estão a desistir de terem AIM [autorização de introdução no mercado], as ruturas vão crescer, e tem que haver uma aproximação ‘Win-Win’ [favorável] para todos sem aumentar os custos para o cidadão” numa altura em que alguns enfrentam “um grau de pobreza que é insustentável”.

Na última década, observou, desapareceram ao nível do mercado hospitalar mais de 2.600 autorizações de introdução no mercado e no mercado ambulatório foram descontinuadas mais de 2.700, observou.

Maria do Carmo Neves lembrou que mais de 70% das patologias são tratadas com este tipo de medicamento que disponibilizam valores, para que o Ministério da Saúde possa “introduzir a inovação”, para que os portugueses tenham acesso a estes fármacos da “mesma maneira que os outros europeus”. “A APOGEN, e as outras associações também, têm estado sempre ao lado da tutela, no sentido de todos nos entendermos de forma a sermos todos ganhadores: o Estado, as empresas, o cidadão”, rematou.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS