As 6 coisas mais perigosas que anda a comer todos os dias

O site healthydietbase fez uma lista, onde enumera as 6 coisas mais prejudiciais à saúde e que anda a comer todos os dias. Começa logo ao pequeno-almoço.

As 6 coisas mais perigosas que anda a comer todos os dias

O site healthydietbase fez uma lista, onde enumera as 6 coisas mais prejudiciais à saúde e que anda a comer todos os dias.

Para começar bem o dia, há quem aposte tudo num bom pequeno-almoço. Em quando se diz bom, muitas vezes fala-se em quantidade e não na qualidade dos alimentos.

Os cereais são um exemplo disso e uma opção muito recorrente. Fáceis de preparar e doces, são muitas as pessoas que optam por incluí-los no pequeno almoço. O problema é que muitos dos cereais disponíveis no mercado estão sobrecarregados de nutrientes.

Um grupo de pesquisa na área da saúde, o The Environmental Working, analisou 1556 cereais e chegou a uma conclusão. Mais de 114 deles tinham aditivos que excediam a dose diária recomendada. E outros 23 tinham nutrientes em níveis mais elevados do que os considerados seguros para as crianças. Os efeitos podem ser vários, como perturbações no normal funcionamento do fígado,
anormalidades no esqueleto e queda de cabelo. Alguns destes nutrientes em excesso podem também comprometer o sistema imunitário.

LEIA MAIS: Corrida à vacina da gripe. Farmácias e centros de saúde em rutura de stock

As batatas de pacote são um snack apetitoso. Mas também têm calorias, gordura e muito sal. Uma mistura tão perigosa que pode mesmo matar. Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine revelou que comer 55 gramas por dia de batatas do pacote equivale a ganhar um quilo a cada quatro anos. Os cientistas descobriram uma forte relação entre o excesso de peso e o consumo de batatas de pacote. A obesidade está a um passo de doenças como a diabetes, doenças cardíacas e cancro. Um outro estudo revela ainda que comer um pacote de batatas fritas por dia é o equivalente e beber 5 litros de óleo todos os anos.

Por falar em pacote. As bolachas de pacote também estão na lista de coisas prejudiciais à saúde. Têm como principalmente ingrediente o óleo vegetal hidrogenado que contém muitos tipos de gordura. Além disso, têm quantidades exageradas de açúcar e calorias. Para terem um exemplo, uma bolacha Oreo tem mais de 5 colheres de açúcar. Por dia, é recomendado apenas o consumo
de 3 colheres de açúcar para as crianças, 9 para os homens e 6 para as mulheres.

O café é a fonte de energia de muitas pessoas. Tem benefícios para a saúde, como o retardar do envelhecimento, caso seja preparado a partir de um bom grão de café. Pode também ajudar a combater o Parkinson e a cuidar da saúde mental. Por outro lado, se beber café de baixa qualidade, como o instantâneo que tem elevadas quantidades de açúcar, pode estar a colocar em risco a sua saúde. Um dos ingredientes perigosos do café é a acrilamida que pode causar cancro. Está presente quando os grãos são torrados. A cafeína também interfere nas alterações de humor. Em grandes consumidores de café, o stress aumenta o risco de doença cardíaca e de asma.

A massa. É o elemento perfeito para quem quer engordar e ter doenças cardíacas. A massa é rica em hidratos de carbono e com alto nível glicémico. Isto significa que assim que é digerida, os níveis de açúcar no sangue sobem. Num estudo italiano, foi revelado que as mulheres que consumiam mais hidratos de carbono tinham o dobro da probabilidade de desenvolver doenças  cardíacas. As massas também podem provocar diabetes se o corpo não produzir insulina suficiente para metabolizar os açúcares. É recomendada o consumo de apenas meia chávena de massa cozinhada.

Para terminar, o queijo. Desengane-se se acha que o queijo tem muito cálcio e que fortalece os ossos. É verdade que tem inúmeros benefícios. Isto se for consumido nas doses certas. Como se trata de uma alimento muito calórico, comê-lo em grandes quantidades ou juntá-lo a outros alimentos pode resultar no aumento de peso. Além disso, tem gorduras saturadas que fazem mal ao coração e pode até provocar cancro da mama.

A lista de coisas não fica por aqui

Esta é uma parte da lista. Apenas estão presentes seis dos muitos alimentos que podem provocar malefícios à saúde. É importante ter uma alimentação cuidada, dar primazia aos alimentos biológicos e não abusar nos processados.

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

LEIA MAIS: Morreu aos 53 anos o filho de Jaime Marta Soares

Impala Instagram


RELACIONADOS