António Costa sem “nenhum indício” de favorecimento político à Raríssimas

O primeiro-ministro escusou-se hoje a comentar, em Bruxelas, suspeitas sobre um eventual favorecimento político na atribuição de subsídios à Raríssimas, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), alegando não ter “nenhum indício” nesse sentido.

António Costa sem

O primeiro-ministro escusou-se hoje a comentar, em Bruxelas, suspeitas sobre um eventual favorecimento político na atribuição de subsídios à Raríssimas, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social, alegando não ter “nenhum indício” nesse sentido.

“Não reajo porque não tenho nenhum indício disso”, limitou-se a dizer, quando questionado sobre o assunto na conferência de imprensa no final de uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Na quinta-feira, o chefe de Governo comentou pela primeira vez o caso de alegada gestão danosa na associação de solidariedade social Raríssimas — Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, que já levou à demissão de um membro do Governo, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

António Costa manifestou “total confiança política” no ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade, Vieira da Silva, considerando que o facto de ter este sido vice-presidente da assembleia-geral da Raríssimas (2013-2015) não macula “de alguma forma” a sua excelente atividade governativa.

O primeiro-ministro salientou também que não se pode confundir factos, de natureza criminal ou não, que tenham sido praticados por uma direção “que aliás já cessou funções”, com a “excelência do trabalho que a instituição tem desenvolvido ao longo de anos”, e garantiu que o Estado “tudo fará” dentro das suas possibilidades para assegurar a continuidade da atividade da Raríssimas.

Questionado hoje igualmente outro sobre um outro caso revelado por uma investigação jornalística da TVI, a alegada rede de adoções ilegais de crianças ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, que mereceu a abertura de um inquérito por parte do Ministério Público (MP), António Costa também foi parco em palavras, apontando que “se o MP abriu um inquérito, não faz mais do que a sua obrigação”.

“Quando há a suspeita de um crime, [o MP] tem a obrigação de abrir um inquérito, não faz mais do que a sua obrigação”, concluiu.

 

Outros artigos em destaque

The Biggest Loser Concorrente surpreende ao tornar-se modelo e bombeiro!
Raríssimas: Presidente admite uso do cartão de crédito em vestidos por ser um «investimento»
Ups! Apanhados desprevenidos na gala da TVI (fotos)
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Cantora condenada a dois anos de prisão por «videoclipe depravado»
Cantora condenada a dois anos de prisão por «videoclipe depravado»
22 prendas de Natal até cinco euros

Impala Instagram


RELACIONADOS