António Costa anuncia hoje plano para o levantamento restrições

António Costa anuncia hoje plano para levantamento gradual das restrições à atividade social e económica até 01 de junho, com medidas já para segunda-feira.

António Costa anuncia hoje plano para o levantamento restrições

O primeiro-ministro anuncia hoje o plano do Governo para o levantamento das restrições à atividade social e económica até 01 de junho, com as primeiras medidas a entrarem em vigor já na segunda-feira. António Costa deverá comunicar este conjunto de medidas, assim como a substituição do atual estado de emergência pela declaração de calamidade pública, no final da reunião do Conselho de Ministros.

LEIA DEPOIS
Meteorologia: Previsão do tempo para quinta-feira, 30 de abril

Antes desta reunião do Conselho de Ministros, e com o objetivo de preparar o novo quadro jurídico após o fim do estado de emergência, que cessa a sua vigência no sábado, o líder do executivo reuniu-se na quarta-feira por videoconferência com os parceiros sociais, recebeu depois em São Bento os partidos com representação parlamentar e jantou com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

António Costa anuncia reabertura de comércio local já na segunda-feira

Na semana passada, o primeiro-ministro adiantou que o plano de «desconfinamento» será adotado em três fases, a primeira já a partir de segunda-feira, em que poderão reabrir pequenos estabelecimentos comerciais de bairro. Antes da segunda e terceira fases, respetivamente em 18 de maio e 01 de junho, o primeiro-ministro diz que será sempre feita uma avaliação sobre o impacto que tiveram as medidas de abertura da atividade em termos de contágios.

«Um passo atrás» se aumento de infetados ameaçar capacidade de resposta do SNS

Com a retoma progressiva da atividade económica, o Governo antecipa algum aumento dos contágios. Neste ponto, porém, António Costa já fez saber que o executivo não hesitará em «dar passos atrás» na estratégia de desconfinamento, caso o País registe um aumento em termos de infetados que seja ameaçador para a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

Manutenção de distanciamento social e normas de higienização

Nos últimos dias, o primeiro-ministro tem também insistido que a progressiva abertura da atividade económica e social terá de continuar a ser acompanhada pelo cumprimento do distanciamento social e por normas de higienização. Para esse efeito, o Governo tem prometido que o material de proteção individual, como máscaras ou luvas, não vai faltar no circuito comercial já no mês de maio.

LEIA MAIS
Um terço dos profissionais de saúde não cumpre automonitorização diária

Impala Instagram


RELACIONADOS