Amianto encontrado em produtos de beleza à venda em Portugal

A utilização e comercialização de amianto e de produtos que o contenham foi proibida, em Portugal, desde 1 de janeiro de 2005

Amianto encontrado em produtos de beleza à venda em Portugal

A FDA – Food and Drug Administration revelou em fevereiro que vários produtos de maquilhagem da loja Claire’s tinham vestígios de amianto (um agente cancerígeno proibido em várias partes do mundo, incluindo Portugal). Em causa estão três artigos: uma paleta de sombras (Lote nº: 08/17), um pó compacto (Lote nº: 07/15), e uma paleta de contorno (Lote nº: 04/17). «Os consumidores que têm esses lotes de sombra de olhos, pó compacto e contorno da Claire’s em casa devem parar de usá-los», declarou a agência reguladora norte-americana.

LEIA DEPOIS
«Chamo-me Bruna, sou estudante e faço pornografia ao vivo e em direto»

Clientes devem certificar-se se têm produtos com amianto em casa

A Claire’s, que tem dezenas de loja em Portugal, refutou os resultados dos testes, mas terá retirado os referidos produtos do mercado. De qualquer forma, é aconselhado que os clientes tenham atenção quando fizerem alguma compra na loja e que em casa verifiquem se compraram estes artigos de beleza.

amianto, maquilhagem

A loja de acessórios também retirou das prateleiras todos os produtos que tenham pó de talco, devido à facilidade deste artigo em conter amianto. «Com muita cautela, removemos os três produtos identificados pelo FDA das nossas lojas e também removemos qualquer produto cosmético à base de talco», explicou Melanie Berry, porta-voz da empresa, ao New York Times.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 19 de novembro
Denuncia diretor de escola de assédio sexual e é queimada viva

Impala Instagram


RELACIONADOS