ALERTA | Portugal com níveis muito elevados de exposição aos UV

Todas as regiões do continente, Madeira e Açores estão em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

ALERTA | Portugal com níveis muito elevados de exposição aos UV

Todas as regiões do continente, Madeira e Açores estão hoje em risco muito elevado e elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

LEIA MAIS: Previsão do tempo para esta segunda-feira, 16 de julho de 2018

O IPMA colocou em risco muito elevado os distritos de Portalegre, Lisboa, Coimbra, Leiria, Setúbal, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Évora, Beja, Vila Real, Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Santarém e Faro no continente, as ilhas da Madeira e do Porto Santo e as ilhas das Flores, São Miguel, Faial e Terceira, nos Açores.

Com níveis elevados estão apenas os distritos de Coimbra e do Porto

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral até final da manhã, e no interior durante a tarde.

A previsão aponta também para possibilidade de ocorrência de chuvisco no litoral durante a manhã e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste a partir da tarde no litoral e nas terras altas.

Está previsto ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se a partir da tarde moderado no litoral e terras altas, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro, Lisboa, Leiria e Aveiro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo e Porto) e os 30 (em Castelo Branco, Évora, Beja, Setúbal e Faro).

Para a Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas, vento moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas e no extremo leste da ilha e pequena subida da temperatura mínima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 25 graus.

O IPMA prevê para hoje nos Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento norte bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 25 graus Celsius, na Horta entre os 18 e os 24, em Angra do Heroísmo entre os 17 e os 24 e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25.

 

VEJA AINDA: Posso usar o protetor solar do verão passado? Depende

Impala Instagram


RELACIONADOS