Alerta Açores | Previsão de chuva e vento nos grupos central e ocidental

A Proteção Civil dos Açores emitiu esta manhã um alerta tendo em conta as previsões de chuva e vento que se “vão manter nos grupos central e ocidental” do arquipélago.

Alerta Açores | Previsão de chuva e vento nos grupos central e ocidental

A Proteção Civil dos Açores emitiu esta manhã um alerta tendo em conta as previsões de chuva e vento que se “vão manter nos grupos central e ocidental” do arquipélago e recomendou à população medidas de autoproteção. Num comunicado enviado às redações, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que “uma depressão com um sistema frontal associado, com atividade moderada a Forte, irá provocar um agravamento do estado do tempo nos grupos ocidental” (Flores e Corvo) “e central” (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o que se deverá manter até sexta-feira.

LEIA DEPOIS
Incêndio em habitação faz dois feridos em Monte Real, Leiria

Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção

“Assim, para as ilhas do grupo ocidental, as previsões apontam para vento forte do quadrante oeste com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros/hora, precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoadas, e um aumento da agitação marítima com ondas sudoeste de seis metros”, lê-se no comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA.

Para as ilhas do grupo central, “o vento soprará de sul com rajadas que poderão atingir os 95 quilómetros/hora e precipitação por vezes forte”, acrescentou o comunicado. O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção como “o reforço das amarrações das embarcações” ou “a mudança” dos barcos “para local seguro” e “não circular sem necessidade”.

“Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas” e “Afaste-se de áreas baixas junto à costa”, são outras das recomendações da Proteção Civil açoriana, que desaconselha ainda “a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos ou passeios à beira mar”. A população deve ainda consolidar telhados, portas e janelas e manter limpos os sistemas de drenagem das residências.

LEIA MAIS
Meteorologia: O tempo para sexta-feira, 27 de dezembro
Operação “Natal e Ano Novo” | Seis mortos e 19 feridos graves

Impala Instagram


RELACIONADOS