Agustina Bessa-Luís morre aos 96 anos

Agustina Bessa-Luís morreu esta segunda-feira, 3 de junho, aos 96 anos. A notícia foi avançada pela TSF junto de Isabel Rio Novo.

Agustina Bessa-Luís morreu esta segunda-feira, 3 de junho, aos 96 anos. A notícia é avançada pela TSF que cita Isabel Rio Novo, a biógrafa não-autorizada da escritora.

Segundo a mesma publicação, a escritora morreu de doença prolongada e encontrava-se em sua casa, no Porto. O funeral será realizado esta terça-feira, no Peso da Régua.

Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa nasceu a 15 de outubro de 1922, em Amarante. É autora das obras A Sibila, Vale Abraão e A Quinta Essência e foi distinguida com vários prémios literários, entre os quais, o Prémio Camões.

Além da escrita, Agustina Bessa-Luís desempenhou funções no concelho diretivo da Comunidade Europeia de Escritores, foi diretora do jornal O Primeiro de Janeiro e do Teatro Nacional D. Maria II. Em 2006, ausentou-se da vida pública por questões de saúde.

Numa nota divulgada no site da Presidência, Marcelo Revelo de Sousa afirma que «há personalidades que nenhumas palavras podem descrever no que foram e no que significaram para todos nós. Agustina Bessa-Luís é uma dessas personalidades».

«Como criadora, como cidadã, como retrato da força telúrica de um povo e da profunda ligação entre as nossas raízes e os tempos presentes e vindouros. De ‘antes quebrar do que torcer’ testemunhou, com o rigor inexcedível da sua escrita, nunca corrigida, o fim de um Portugal e o nascimento de outro. Um e outro feitos do Portugal eterno. E é a esse Portugal eterno que ela pertence», afirmou o Presidente, que se curva «perante o seu génio e expressa aos seus familiares as mais sentidas condolências».

[EM ATUALIZAÇÃO]

Fotos: Arquivo Impala

LEIA MAIS

Suíça. Português morto à facada e namorada ferida gravemente

Impala Instagram


RELACIONADOS