Nova tabela da ADSE passa a cobrir consultas de nutrição

“É fundamental que entidades como a ADSE tenham a competência de refletir sobre a preponderância que a nutrição tem na saúde de todos os portugueses”, considera bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Nova tabela da ADSE passa a cobrir consultas de nutrição

A Ordem dos Nutricionistas aplaude a ADSE pela correção da tabela de preços do regime convencionado, que passa agora a incluir, pela primeira vez, consultas de nutrição. As novas tabelas foram conhecidas esta terça-feira, e entram em vigor em 1 de janeiro de 2022. “Só podemos estar satisfeitos com esta decisão. Se já é inimaginável que existam poucos nutricionistas no Serviço Nacional de Saúde, ao serviço da população, seria impensável que a ADSE não comparticipasse consultas de nutrição”, salienta Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

LEIA DEPOIS
DGS lança manual sobre alimentação saudável dos cuidados de saúde primários

Retificação da tabela da ADSE “preponderante na saúde de todos os portugueses”

Para Alexandra Bento, esta retificação é o resultado direto do diálogo aberto que permitiu que a Ordem dos Nutricionistas estabelecesse, desde o primeiro momento. “É fundamental que entidades como a ADSE tenham a competência de refletir sobre a preponderância que a nutrição tem na saúde de todos os portugueses e que, principalmente, tenham a capacidade de tomar as melhores decisões”, acrescenta a bastonária. Recorde-se que a ADSE emitiu, a 01 de setembro, tabelas de preço a pagar pelo subsistema de saúde e beneficiários aos prestadores com acordo, que não incluíam a comparticipação de consultas de nutrição. A Ordem dos Nutricionistas considerou esse um “erro crasso”, que agora se vê corrigido.

Impala Instagram


RELACIONADOS