Quanto paga um estudante para arrendar quarto em Portugal

Preço médio em Lisboa foi de 367 euros, muito mais do que no Porto e em Coimbra.

Quanto paga um estudante para arrendar quarto em Portugal

Mais de 4 mil estudantes arrendaram quarto em casa partilhada em Portugal no 3.º trimestre deste ano. O preço médio em Lisboa foi de 367 euros. O dados foram divulgados pela empresa Uniplaces, que analisou os dados de arrendamento na plataforma durante o terceiro trimestre de 2018.

LEIA MAIS: Menina de 3 anos esquecida por professores morre congelada em infantário

Com a procura pelo arrendamento de um quarto privado em casa partilhada com outros estudantes a dominar as preferências dos estudantes na capital Lisboa (82%), o valor médio para esta modalidade de arrendamento foi de 367 euros. As zonas de Arroios, Saldanha e Alameda foram as mais procuradas pelos estudantes. Já a duração média de estadia reservada foi de cinco meses.

Na cidade do Porto, os estudantes alugam quartos por 284 euros

A norte do País, na cidade do Porto a renda média para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada fixou-se nos 284 euros. Paranhos, Cedofeita e Bonfim foram as três zonas com mais arrendamentos, com a procura desta modalidade a dominar mais uma vez as pesquisas (71%). Coimbra é a cidade que apresenta o valor médio mais baixo para o arrendamento de quarto em casa partilhada: 197 euros.

Também na cidade com a mais antiga tradição universitária do País os alunos procuraram sobretudo pelo arrendamento em casa partilhada (62%), embora a procura de propriedade completa seja superior à registada nas cidades de Lisboa e do Porto. As zonas de Montes Claros, Baixa e Cidral foram as mais procuradas.

Alunos brasileiros dominam as reservas

No último trimestre, 26% das reservas no nosso país foram realizadas por estudantes de nacionalidade brasileira, com uma renda média de 399 euros para o arrendamento de um quarto privado em casa partilhada. Em seguida, estudantes portugueses, espanhóis e italianos foram os que mais reservaram através da plataforma. Os dados apresentados em comunicado, pela Uniplaces, correspondem à renda média de um quarto privado em casa partilhada, durante os meses de julho, agosto e setembro de 2018.

Texto: Cynthia Valente | WIN Porto

LEIA MAIS: Menino atropelado sobrevive por milagre [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS