Associação de lares recomenda suspensão de visitas devido ao coronavírus

Com o aumento do número de casos de coronavírus em Portugal, a Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso vai recomendar a suspensão de todas as visitas.

Associação de lares recomenda suspensão de visitas devido ao coronavírus

Com o aumento do número de casos de coronavírus em Portugal, a Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso (ALI) vai recomendar a suspensão de todas as visitas. É uma medida de prevenção para resguardar idosos e utentes que apresentam um estado de saúde débil, pertencendo, por isso a um grupo de risco. «Como é evidente vai depender do critério de cada um. Num lar de idosos, com uma população super fragilizada, entrando o vírus vai ser muito, muito complicado», afirmou João Ferreira de Almeida em declarações à Antena 1.

LEIA DEPOIS
Coronavírus: Portugal tira lições da situação em Itália
Coronavírus. Ministra da Saúde confirma mais quatro casos em Portugal. São 13 no total

«Há que fazer o maior esforço»

O presidente da associação que representa os lares privados defende que esta medida de prevenção deveria ser implementada, uma vez que os lares recebem visitas todos os dias. »Há que fazer o maior esforço para prevenir que não aconteça [infeção]. Esta é uma população muito vulnerável. São doentes com uma idade muito avançada e com doenças crónicas», afirma João Ferreira de Almeida, acreditando que, mais cedo ou mais tarde, será informado do primeiro caso.

A Direção-Geral da Saúde irá esta sexta-feira, 6 de março, reunir com o Instituto da Segurança Social para determinar quais as orientações a serem seguidas pelos lares de idosos.

LEIA MAIS
Aluno da Universidade de Coimbra diagnosticado com meningite bacteriana

Impala Instagram


RELACIONADOS