Amanda Bynes oficialmente livre da tutela da mãe após nove anos

A tutela da atriz Amanda Bynes ficou a cargo da mãe e abrangia a pessoa e os seus bens. Aconteceu em agosto de 2013, após a antiga estrela de cinema ser presa várias vezes e internada numa clínica psiquiátrica.

atriz Amanda Bynes, de 35 anos, está oficialmente livre da tutela da mãe, Lynn Bynes, quase uma década depois. Um juiz da Califórnia cancelou, nesta terça-feira, a tutela de nove anos da antiga estrela de Hollywood, que abrangia a pessoa e os seus bens e que foi interposta em agosto de 2013, após ser presa várias vezes e internada numa clínica psiquiátrica.

Poderá interessar-lhe ler também
David Beckham empresta conta de Instagram a médica ucraniana (… continue a ler aqui)

O advogado da atriz David A. Esquibias, apresentara o pedido há um mês, justificando que a sua cliente estava estável da sua saúde mental, focada em conseguir terminar a sua formação no ensino superior e tinha o desejo de “viver livre de qualquer restrição”.

A decisão chega alguns meses após o término da tutela de 13 anos da estrela pop Britney Spears, um caso que se arrastou em tribunal vários anos e que teve muitas complicações jurídicas. Mas no caso de Amanda Bynes, todas as partes envolvidas concordaram com o fim da tutela; incluindo a mãe e o pai da atriz, Lynn e Rick Bynes. “Lynn está tão orgulhosa de Amanda e do progresso que ela fez e espera ter um relacionamento mãe-filha com Amanda fora da tutela,” disse a advogada dos pais, Tamar Arminak, em comunicado ao E!News.

Bynes também se pronunciou sobre o assunto em declarações à revista People. Através de um comunicado, a atriz disse que “gostaria de agradecer aos seus fãs pelo seu amor e votos de melhoras”. Estendeu ainda a sua gratidão ao advogado e aos pais. “Continuarei a dar prioridade ao meu bem-estar neste próximo capítulo”, prometeu.

 

O que originou o pedido de tutela

Foi a partir de 2010 que o estado da saúde mental de Amanda Bynes piorou. A jovem foi várias vezes presa — uma por conduzir sob a influência de álcool e depois por atropelamento e fuga e por ter incendiado a garagem numa casa na Califórnia —, assim como foi publicando de forma irregular no Twitter. Na altura, publicou uma série de tweets em que acusava o pai, Rick Bynes, de abuso, depois desmentiu-se a ela própria argumentando que tinha um microchip no cérebro que a levava a escrever mentiras. Pouco depois, acabaria por ser internada de urgência num hospital psiquiátrico. A atriz voltou à rede social Twitter para informar que fora diagnosticada como “bipolar e maníaca depressiva”, explicando que estava medicada e a ser acompanhada por um psicólogo e um psiquiatra.

Três anos depois, um juiz do Tribunal Superior do Condado de Ventura implementou uma tutela temporária sobre a atriz que concedeu à sua mãe, Lynn Bynes, o controlo dos seus assuntos jurídicos e financeiros.

Em 2018, Amanda Bynes justificou à revista Paper o comportamento que levou à tutela com o abuso de substâncias como álcool e drogas. Mas garantiu que tinha deixado esses tempos para trás. “Não estou triste com isso e não sinto falta porque realmente sinto-me envergonhada de como essas substâncias me fizeram agir. Quando parei, voltei completamente ao normal e imediatamente percebi o que tinha feito — foi como se um extraterrestre tivesse literalmente invadido o meu corpo. Essa é uma sensação tão estranha.”

Na mesma altura a atriz recebeu um diploma do Fashion Institute of Design and Merchandising em Los Angeles. Agora, e segundo o seu advogado, Amanda Bynes está a fazer uma formação de bacharelado na mesma escola e, desde 2020, que mora numa “comunidade estruturada para mulheres”, onde continua a ser acompanhada devido ao seu passado de adição.

Quanto ao regresso de Bynes ao mundo da televisão e do cinema, o advogado disse: “Ela tem uma nova vida pela frente e é tão jovem… Era uma óptima actriz. Tenho certeza de que muitas pessoas adorariam voltar a vê-la a actuar.”

Amanda Bynes tornou-se conhecida em criança, na série de comédia da Nickelodeon “All That” e conseguiu seu próprio spinoff, chamado “The Amanda Show”. Em adolescente, apareceu na série da WB “What I Like About You” e fez filmes populares como “What a Girl Wants”, “She’s the Man”, “Hairspray e “Easy A”.

Fotos: ImDb e D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS