Airbus 330 da TAP fez aterragem de emergência em Lisboa

Aterragem de emergência no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, deveu-se a questões técnicas.

Airbus 330 da TAP fez aterragem de emergência em Lisboa

Um avião Airbus 330-200 da TAP fez hoje uma aterragem de emergência no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por questões técnicas. O aparelho, um Airbus 330-200 da TAP, que tinha como destino Washington DC (EUA), partiu de Lisboa às 16h30, mas regressou ao aeroporto de Lisboa «devido a questões técnicas», com a aterragem a decorrer «em total segurança».

LEIA DEPOIS
Hugo Strada investigado depois de beijar adolescente na TV em direto

Aterragem do avião Airbus «foi tranquila»

«Tecnicamente, sim, foi uma aterragem de emergência, porque foram accionados mecanismos. Mas a aterragem foi tranquila. Correu com normalidade», disse o porta-voz da TAP, sem especificar a questão técnica que esteve na origem do retorno do aparelho. Segundo a mesma fonte, a TAP está «a tentar viabilizar um voo ainda hoje para levar os passageiros» ao destino previsto.

Como é o avião 300-200 da Airbus

O Airbus A330 é um avião widebody bimotor turbofan, desenvolvido e fabricado pela Airbus. As versões têm alcance de 5 mil a 13 mil quilómetros e podem levar até 335 passageiros com configuração de duas classes, ou transportar até 70 toneladas de carga. Surgiu em meados da década de 1970, como um derivado desenvolvido a partir do A300. O A330 foi desenvolvido em paralelo com o A340, equipado com quatro motores, com diversas características iguais. Ambos os aviões são equipados com o sistema fly-by-wire, bem como cockpit de vidro, que permite a instalação de até seis telas de LED para o controlo de voo.

Motores Rolls-Royce

Em junho de 1987, depois de receber diversos pedidos de companhias aéreas, a Airbus lançou oficialmente o A330 e A340. Foi o primeiro avião da Airbus com disponibilidade de três motores, sendo o General Electric CF6, Pratt & Whitney PW4000 e Rolls-Royce Trent 700.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para sábado, 27 de julho
Estudante de 19 anos encontrada morta em mala de viagem colocada no lixo

Impala Instagram


RELACIONADOS