Ainda não respondeu aos Censos? Hoje é o último dia

Foi a partir de 19 de abril que os portugueses começaram a responder ao questionário. Quem não responder incorre numa multa que pode ir até aos 50 mil euros.

Ainda não respondeu aos Censos? Hoje é o último dia

prazo para responder aos Censos 2021 termina nesta segunda-feira, 31 de maio. Quem não responder será notificado pelas equipas responsáveis e poderá incorrer numa multa até 50 mil euros.

Durante o mês de março e abril os recenseadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) deixaram cartas pelas caixas de correio do país com códigos e passwords para as pessoas responderem aos Censos através da Internet. Foi a partir de 19 de abril que os portugueses começaram a responder ao questionário. Quem tiver dificuldades em utilizar a internet tem alternativas: responder pelo telefone através da linha de apoio (21 054 2021), pelo ‘eBalcão‘ (nas juntas de freguesia) e por autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores.

Nos casos de ausência de receção de carta com códigos para resposta, a população deve contactar a linha de apoio ou aguardar a visita do recenseador. Ao todo, estão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15 mil pessoas.

Resultados

O INE aponta para que a disponibilização dos resultados seja feita em três períodos: resultados preliminares até quatro meses após o momento censitário; resultados provisórios até dez meses depois e, finalmente, toda a informação censitária até 18 meses após o momento censitário. Significa isto que os resultados finais poderão ser conhecidos só no final do próximo ano.

Segundo o INE, durante a primeira fase de resposta ao Censos 2021, que arrancou no dia 19 de abril e terminou nos primeiros dias de maio, foram registadas cerca de 3,7 milhões de respostas, num total que representa mais de 9 milhões de pessoas recenseadas. “Todas as regiões apresentam um nível elevado de resposta, sendo a Região Autónoma da Madeira, com 90%, a que regista o valor mais elevado”.

LEIA AINDA
Covid-19: Segunda fase com centros de vacinação rápida, farmácias e 'website', revela Gouveia e Melo
Covid-19: Gouveia e Melo avança dia para ter 70% da população vacinada
O coordenador da ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo acredita 70% da população terá pelo menos uma dose da vacina dentro de três meses. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS