Afinal, já pode ir à praia e dar um mergulho

Embora a época balnear arranque a 6 de junho, seguindo as regras divulgadas pelo Governo, já é possível ir banhos com as devidas cautelas.

Afinal, já pode ir à praia e dar um mergulho

Embora a época balnear arranque a 6 de junho, seguindo as regras divulgadas pelo Governo, já é possível ir banhos com as devidas cautelas, avança o Observador. Na resolução do Conselho de Ministros divulgada desta segunda-feira, 18 de maio – data que marca o início da segunda fase do desconfinamento – são «permitidas as deslocações para efeitos de fruição de momentos ao ar livre, designadamente em parques, nas marginais, em calçadões, nas praias, mesmo que para banhos ou similares». Até agora a entrada no mar estava reservada para praticantes de desportos náuticos.

LEIA DEPOIS
Fenprof pede que sejam pagos valores em falta a educadoras de infância das IPSS

No entanto, a distância física entre os utentes deve ser de 1,5 metros.  O Governo anunciou recentemente  as medidas a adotar nas praias durante a época balnear, que incluem, entre outras medidas, a limitação da lotação de bares e restaurantes a 50%, bem como uma possível reorganização das esplanadas para assegurar a distância de segurança. A distância entre chapéus de sol, toldos ou colmos é de 3 metros.

Mas mesmo com esta hipótese de ir a banhos, os portugueses não se devem aventurar, pois as praias só serão vigiadas a partir de 6 de junho. E mesmo assim, João Carreira, presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia, revela que a falta de nadadores salvadores é um problema à vista, contando com a ajuda das autarquias, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Instituto de Socorros a Náufragos para “resolver esta situação da segurança nas praias”.

A situação “não está muito simpática, porque havia muitos nadadores salvadores brasileiros, e de outros países, argentinos também, que vinham ajudar nos quantitativos dos planos integrados, coisa que não aconteceu este ano” devido à covid-19.

“O que sugerimos é que fossem as autarquias a contratar os nadadores salvadores. Nós montávamos todos os postos de praia, de primeiros socorros e fazíamos parte da solução, mas a responsabilidade da contratação dos nadares salvadores, quanto a nós, deveria, visto ser um ano atípico, passar pelas autarquias e autoridades marítimas”, acrescentou.

Texto: Carla S. Rodrigues com Lusa

LEIA MAIS
Meteorologia: Tempo muito quente com temperaturas acima dos 30º
Visitas aos reclusos deverão ser retomadas em junho

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS