Aeroporto da Madeira condicionado devido ao vento forte

O movimento no Aeroporto Internacional da Madeira — Cristiano Ronaldo está hoje condicionado devido ao vento forte, tendo sido registados, até às 15:00, dois cancelamentos nas chegadas e nove divergências de voos.

Aeroporto da Madeira condicionado devido ao vento forte

Segundo a página da ANA — Aeroportos de Portugal, consultada pela Lusa cerca das 15:00, aterraram oito voos na Madeira, entre as 00:00 e as 10:08, um divergiu e outro foi cancelado.

Após essa hora, e até às 15:00, foi cancelado mais um voo e oito divergiram, não tendo sido registada qualquer aterragem no aeroporto da região.

Na lista das partidas, verifica-se que dois voos com destino a Lisboa foram cancelados, que correspondem às chegadas canceladas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para vento forte em todo o arquipélago da Madeira, em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de hoje.

O aviso abrange a costa sul e a costa norte da ilha da Madeira, bem como as zonas montanhosas e a ilha do Porto Santo.

Na terminologia do IPMA, o aviso amarelo é o segundo menos grave numa escala de três e significa “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

A Capitania do Porto do Funchal também emitiu avisos para vento e agitação marítima fortes, em vigor até às 06:00 de sábado.

“Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”, refere a autoridade em comunicado.

A capitania alerta para a importância de reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas e, por outro lado, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.

Outra das recomendações é para evitar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

“Nestas condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, alerta.

TFS (DC) // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS