Aberta investigação a denúncias de abusos sexuais em Lisboa contra padre de Vila Real

Sacerdote já está agora reformado em Vila Real.

Aberta investigação a denúncias de abusos sexuais em Lisboa contra padre de Vila Real

A Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa recebeu uma denúncia de abusos sexuais praticados, há mais de 30 anos, por um padre que exercia funções naquela igreja. Segundo o Jornal de Notícias, o sacerdote já está agora reformado em Vila Real.

Segundo o comunicado da Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, citado pelo JN, a denúncia foi dada a conhecer ao bispo daquela diocese, D. António Augusto Azevedo, que informou que já está iniciada uma “investigação prévia e feito a comunicação às autoridades judiciais competentes”.

“A Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa prossegue o seu trabalho, mantendo uma total disponibilidade para colaborar com as autoridades competentes e tendo sempre como prioridade o apuramento da verdade e o acompanhamento das vítimas”, pode ler-se na nota.

Bento XVI acusado de ignorar denúncias de abusos

Um relatório sobre alegados abusos sexuais no arcebispado alemão de Munique acusa Bento XVI, então arcebispo daquela arquidiocese e atual Papa emérito, de inércia em pelo menos quatro casos conhecidos que ocorreram sob a sua hierarquia. O documento, encomendado pelo arcebispado a uma equipa de advogados e apresentado hoje, regista que Joseph Ratzinger não agiu quando devia para impedir os casos apontados, acusações que o Papa emérito tem refutado “contundentemente”. O relatório contempla centenas de casos de abuso sexual ocorridos dentro da Igreja Católica alemã, incluindo naquela arquidiocese onde Ratzinger foi arcebispo entre 1977 e 1982, desde o período pós-guerra até praticamente ao presente. Leia mais aqui

Impala Instagram


RELACIONADOS