Bebé que nasceu com 23 semanas festeja primeiro aniversário
A inglesa Abigail Peters, Abi, como é carinhosamente chamada pelos familiares e amigos, festejou esta semana o primeiro aniversário. A bebé nasceu com apenas 23 semanas, uma semana antes do limite estipulado como legal para um aborto, o equivalente a menos de 6 meses de gravidez.
Cabia, literalmente, na palma de uma mão e pesava 580 gramas. Aquando do nascimento, a equipa médica do St. Peter’s Hospital, em Inglaterra, apresentou uma probabilidade de sobrevivência inferior a 10 por cento.
Nasceu às 23 semanas de gestação e tinha apenas 10% de hipóteses de sobreviver
Contudo, a pequena Abi desafiou a ciência e é hoje uma bebé saudável, sem sequelas da prematuridade. O caminho foi longo e cheio de sobressaltos. Foi, por exemplo, operada ao abdómen com poucos dias de vida e converteu-se na pessoa mais jovem do mundo a sobreviver a uma cirurgia desse tipo em tão tenra idade.
A intervenção cirúrgica acabou por ser um marco na medicina abriu caminho para um avanço na sobrevivência de prematuros
Os pais de Abi, David e Louise Peters, contaram aos meios de comunicação social ingleses que a pequena é «saudável e pesa 7,5 quilos», o estimado para a idade e para um bebé de termo (nascido entre as 37 e as 40 semanas).
«Está sempre a sorrir. É um milagre. Começa já a dizer algumas palavras, como mamã e papá. Só não se segura ainda bem sentada, mas é normal, tendo em conta a prematuridade», avançou Louise Peters.
Abi mostra ainda interesse «em coisas com brilho e agarra em tudo sem dificuldade». «Detesta estar sozinha e requer muita atenção. É uma menina curiosa», concluiu o pai.
Os prematuros nascidos com menos de 32 semanas são considerados prematuros extremos, com baixas taxas de sobrevivência e grandes probabilidades de sequelas, como neurológicas.
Clique para ler mais notícias em destaque





Siga a Impala no Instagram