Ser campeão do mundo «parece que faz mal»

A Alemanha, campeã do mundo de futebol em 2014, foi eliminada do Mundial2018 na fase de grupos. Este fenómeno não é surpresa nas últimas edições deste evento desportivo.

Ser campeão do mundo «parece que faz mal»

Ser campeão do mundo «parece que faz mal»

A Alemanha, campeã do mundo de futebol em 2014, foi eliminada do Mundial2018 na fase de grupos. Este fenómeno não é surpresa nas últimas edições deste evento desportivo.

A Alemanha foi eliminada pela primeira na sua história da fase de grupos do Mundial de futebol. Neste grupo F, na Rússia, Suécia e México seguiram em frente. Com esta ‘hecatombe’, cumpre-se a tradição em Mundiais de futebol para quem foi campeão do mundo na anterior da edição do torneio. Dá a noção de parecer “que faz mal”, mas a estatística não mente.

Ora, a França ganhou em sua casa o Mundial de 1998 ao vencer categoricamente o Brasil por 3-0. No campeonato seguinte, quatro anos, em 2002 na Coreia do Sul/Japão, foi eliminada da fase de grupos, no último lugar atrás de Uruguai, Senegal e Dinamarca.

Portugal também não se qualificou nesta fase em 2002 numa competição que foi conquistada pelo Brasil. A canarinha não foi apanhada nesta maldição, pois no Mundial de 2006 terminou o seu grupo (com Austrália, Croácia e Japão) em pleno com três jogos, três vitórias, nove pontos e foi até aos quartos-de-final onde perdeu novamente com a França por 1-0.

LEIA MAIS: Jogadores de Benfica e Porto em festa com 30 mulheres

A equipa gaulesa foi até à final deste campeonato do mundo de 2006 na Alemanha e perdeu com a Itália após grandes penalidades. Jogo que teve a célebre e agressiva cabeçada de Zinedine Zidane, ex-treinador do Real Madrid, a Materazzi. E é a partir daqui que o fenómeno se acentua.

No Mundial de 2010, na África do Sul, a campeã do mundo Itália também ficou pelo caminho na fase de grupos e também no último lugar, abaixo de Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. O Mundial foi mais tarde conquistado pela Espanha, que também já tinha vencido o Euro 2008.

A Espanha também caiu quatro anos depois. Apesar de estar mais na memória a derrota do Brasil, anfitrião do Mundial 2014, por 7-1 diante da Alemanha, os ‘nuestros hermanos’ (tal como Portugal) foram eliminados da fase de grupos após conquistar a edição anterior do campeonato do mundo. Num grupo de Holanda, Chile e Austrália, os espanhóis ficaram em terceiro lugar.

Portanto, com o Mundial de 2014 conquistado pela Alemanha, seguiu-se o desaire semelhante a França, Itália e Espanha. Os germânicos terminaram em último no grupo F, abaixo de Coreia do Sul, México e Suécia. Na primeira jornada, a surpresa começa com a derrota dos alemães diante dos mexicanos por 1-0. Depois, uma vitória tirada a ferros para lá do tempo regular contra a Suécia e agora, uma derrota decepcionante diante da Coreia do Sul por 2-0, nesta quarta-feira.

LEIA MAIS: Alemanha eliminada do Mundial2018, veja os golos antes do adeus [vídeo]

Texto: Francisco Correia | Foto: Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS