Como evitar surpresas desagradáveis enquanto viaja

A prevenção e os cuidados no local que visita podem fazer toda a diferença entre uma viagem de sonho e complicações por vezes irremediáveis.

Como evitar surpresas desagradáveis enquanto viaja

Como evitar surpresas desagradáveis enquanto viaja

A prevenção e os cuidados no local que visita podem fazer toda a diferença entre uma viagem de sonho e complicações por vezes irremediáveis.

Todos gostamos de viajar, conhecer novos lugares, pessoas e culturas. Mas uma viagem pode transformar-se num enorme pesadelo se não tiver os devidos cuidados.

Furtos, roubos e burlas

É provavelmente o problema mais comum que um turista pode enfrentar, especialmente em grandes cidades como Barcelona ou Paris. Por exemplo, seria um enorme incómodo se alguém lhe roubasse o telemóvel durante as férias em Paris, mas seria um problema mais grave se alguém lhe roubasse o seu passaporte num país fora da União Europeia.

Se teve a sorte de encontrar bilhetes baratos para sua viagem, não quererá certamente perder o dinheiro que poupou devido a um descuido. Para proteger os seus pertences, prefira permanecer em locais com mais pessoas e evite áreas isoladas. Mantenha os seus pertences mais valiosos nos seus bolsos e distribua o seu dinheiro por vários bolsos. Tenha especial atenção a locais como estações de comboio e metro, pois são alguns dos locais mais comuns para ser roubado.

Cuidado também com os artistas de rua, pois por vezes conspiram com ladrões nas proximidades, especialmente em Barcelona. Ignore aqueles artistas de rua que o tentam atrair para um desafio na rua, como um jogo de cartas, porque a maior parte das vezes é uma armadilha e apenas perderá o seu dinheiro. Se passeia com uma mochila, prefira colocá-la à sua frente. Se alguém o abordar e não for perceptível o que ele diz, tenha cuidado! Pode ser uma manobra de distração para que outra pessoa surja por trás de si e o roube sem que se aperceba.

Consumo de álcool

Muitas pessoas excedem-se no consumo de bebidas alcoólicas durante as férias. No entanto, tenha em mente que embebedar-se numa cidade estrangeira pode acarretar-lhe muitos problemas. Não deixe um estranho oferecer-lhe álcool, a menos que seja de uma garrafa ainda fechada. Podem ter misturado alguma substância que o deixe vulnerável.

Se quiser beber à vontade, certifique-se de que conhece bem o local onde se encontra e que está com amigos de confiança ou com um grande grupo. Assegure-se de que conhece o caminho de regresso ao seu alojamento. A maioria dos hotéis ou albergues têm os seus próprios locais de entretenimento, o que, à partida, será a opção mais segura para se divertir sem grandes preocupações.

Albergues

Os albergues podem parecer seguros nas fotos na Internet, mas ao vivo podem se revelar perigosos. Principalmente nos dormitórios com muitas pessoas, qualquer um pode tirar o que quer dos outros ou mesmo agredi-los. Para as mulheres em particular, pode ser ainda mais perigoso. Por isso, se é mulher, é boa ideia procurar um dormitório feminino. Além disso, nesses casos prefira dormir com a carteira junto a si, de modo a evitar que a roubem.

Segurança e embaixadas

É sempre uma boa ideia escrever em algum lado o número de telefone e morada da sua embaixada na cidade para onde viaja. Caso perca o seu passaporte ou tenha algum problema, o pessoal da embaixada pode ajudá-lo, podendo mesmo fornecer um passaporte temporário para não perder o seu voo de regresso. Como vê, pelas dicas expostas, a prevenção e os cuidados no local que visita, podem fazer toda a diferença entre uma viagem de sonho e complicações por vezes irremediáveis.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS