Tirar macacos do nariz aumenta probabilidade de ter esta doença

Quem nunca tirou macacos do nariz que atire a primeira pedra. Porém, há um perigo bem real.

Tirar macacos do nariz aumenta probabilidade de ter esta doença

Tirar macacos do nariz é um hábito frequentemente associado às crianças. Para elas, é um ato parecido com chupar o dedo e o propósito é o mesmo: acabar com o tédio. Além disso, também está relacionado com o desconhecido; descobrir o que existe no túneis além das narinas. Porém, um estudo recente chegou à conclusão que 91% dos adultos tem o hábito de mexer no nariz. Mas há perigos escondidos. Uma investigação publicada na revista Nature concluiu que a retirada de muco nasal – coloquialmente conhecidos como macacos – pode levar a bactéria Chlamydia pneumoniae até o cérebro, através dos nervos olfativos.

Leia depois
Nem sabe os riscos que corre quando vê vídeos no YouTube
Muitas pessoas recorrem aos vídeos de YouTube em busca de soluções para alguns problemas, o que pode resultar num problema ainda maior. (… continue a ler aqui)

Porém, há quem recomende comer macacos do nariz

Cientistas do Menzies Institute of Healt, da Universidade Griffith, na Austrália, explicam que a bactéria pode estar estar presente nas mãos e, ao coçar o nariz, provoca infeções das vias nasais, abrindo assim caminho para que a bactéria chegue ao cérebro. A consequência é aumentar o risco de vir a ter demência. Foi também identificada uma correlação entre a infecção do sistema nervoso central com esse patógeno e a doença, já que quando a bactéria circula pelo organismo, as células cerebrais reagem e produzem a proteína beta amiloide, que em certas concentrações é um indicador de Alzheimer.

O estudo foi feito em camundongos e, em apenas três dias, os investigadores notaram que a Chlamydia pneumoniae atingiu os cérebros dos roedores “através dos nervos olfativo e trigémeo”. Entre 7 a 28 dias após a bactéria atingir o cérebro dos ratos, os cientistas observaram vários sinais indicadores do início da doença de Alzheimer. Ainda assim, há quem defenda precisamente o oposto, recomendando que coma o que tira do nariz.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS