ALERTA | Com as elevadas temperaturas não se esqueça de cuidar do seu melhor amigo
Não se esqueça que não somos só nós quem precisa de especial atenção com a onda de calor que está a assolar o nosso país. Saiba como proteger o seu animal
Durante estes dias Portugal poderá registar as temperaturas mais elevadas de sempre. Tal como os seres humanos, os animais de estimação também devem ser protegidos do calor extremo e da forte exposição à radiação ultravioleta (UV).
A Intervenção de Resgate Animal (IRA) deixou algumas dicas para garantir que os animais não sofrem com as elevadas temperaturas:
1.Se tem animais em quintais ou varandas garanta que este tem um espaço sempre com sombra e resguarde do sol;
2.Quando for passear o seu animal escolha horários «que não coincidam com os picos de calor» e evite «zonas onde o piso/asfalto esteja muito quente». Mal chegue a casa, dê «água limpa e fresca» ao animal.
3. Se sair de casa e levar o seu animal para ir ao café, supermercado ou farmácia, mesmo que ache que vai ser rápido, evite deixar o animal dentro de uma viatura. Caso não tenha mesmo nenhuma solução, garanta a «máxima ventilação» do veículo e estacione à sombra. O ideal será algum passageiro permanecer «próximo da viatura e vigilante do seu animal». Se vir algum animal a sofrer dentro de um carro contacte «imediatamente a PSP ou GNR e exija a sua presença no local, relatando pormenorizadamente as temperaturas, a situação e o estado do animal».
4.Se tiver disponibilidade coloque «baldes, alguidares, tupperwares ou outros recipientes com água no exterior da sua habitação, a fim de garantir a hidratação dos animais abandonados».
VEJA AINDA: Estas férias não deixe o seu animal de estimação pendurado
Siga a Impala no Instagram