Tâmara Castelo promete melhorar a sua saúde através dos rituais

Tâmara Castelo acaba de lançar mais um livro, O Poder dos Rituais – Pequenos hábitos, grandes mudanças para o seu bem-estar e saúde. Descubra que tipo de rituais novos pode esperar que entrem na sua vida.

Tâmara Castelo promete melhorar a sua saúde através dos rituais

Tâmara Castelo promete melhorar a sua saúde através dos rituais

Tâmara Castelo acaba de lançar mais um livro, O Poder dos Rituais – Pequenos hábitos, grandes mudanças para o seu bem-estar e saúde. Descubra que tipo de rituais novos pode esperar que entrem na sua vida.

Costuma dizer-se que a felicidade está nas pequenas coisas, e segundo uma das maiores referências da Medicina Tradicional Chinesa e Homeopatia em Portugal, é bem possível que seja verdade. Todos nós temos rituais diários, como por exemplo beber um café de manhã. Mas, nem sempre esses gestos são benéficos para o nosso bem-estar. Tâmara Castelo acaba de lançar mais um livro, O Poder dos Rituais – Pequenos hábitos, grandes mudanças para o seu bem-estar e saúde, e promete ajudar os portugueses a quebrarem hábitos negativos e rechear o dia com novos rituais positivos. 

Assim sendo, o importante é perceber que rituais nos fazem mal, os chamados rituais negativos, que devemos eliminar, e quais os que devemos manter ou implementar. Eliminar um hábito negativo nem sempre é fácil, mas, segundo a autora “ consciência, observar que ele existe e às vezes que se repete para depois aos poucos contrabalançarmos e tentarmos que ele desapareça”, é o primeiro passo. 

Neste livro, Tâmara explica-nos como é possível conseguir uma vida mais leve, equilibrada e feliz, mudando e acrescentando pequenas práticas diárias.

Com esta leitura vai ainda poder descobrir o seu biótipo, exercícios, alimentos e receitas indicados para si. Como? Através de um teste simples criado pela terapeuta que depois aconselha um plano personalizado, com rituais e exercícios capazes de reequilibrar o sono, gerir o stress, a ansiedade e o cansaço acumulados e acabar com os pensamentos tóxicos.

E que tipo de rituais novos pode esperar que entrem na sua vida? Segundo a autora, aplicar um óleo essencial na almofada para dormir melhor, beber um chá, massajar pontos estratégicos do seu corpo, pintar mandalas ou aprender a respirar conscientemente, são alguns dos muitos rituais reunidos neste livro. A autora promete explicar a forma como o nosso cérebro reage às emoções e como elas afectam a nossa vida, como é que o medo, pensamentos negativos ou a forma de nos relacionarmos com os outros impactam efectivamente no nosso dia a dia e como é que podemos sair deles, melhorar a nossa interação connosco e com os outros.

Mas e em tempos de pandemia, em que a ansiedade e o stress passam a fazer parte da vida de muitos portugueses, como podem os pequenos rituais ajudar? “O primeiro passo é regular sistemas: hora de dormir, horas de comer, horas de acordar. Ansiedade não gosta de ritmo, gosta de caos”, revela a autora, aconselhando ainda que em tempos de pandemia os portugueses devem implementar o ritual de “finalizar o trabalho”. “O nosso cérebro aprende com cheiros e sensações, e neste caso seria bom associar um cheiro de um óleo essencial por exemplo de lavanda. Sempre que termina o trabalho, ritualiza esse momento para ajudar o cérebro a desligar”, afirma. 

Já para quem se mantém em teletrabalho, Tâmara aconselha comprar uma ampulheta com tempo, para fazer pausas a cada 45 minutos. “Pausas a sério de 15 minutos. Quando estamos em casa a intensidade do trabalho aumenta porque não há companhia, não há colegas para partilhar tempo, não há conversa etc. Temos que quebrar essa intensidade porque é altamente desgastante e exaustiva. Todos os dias tem de parar a horas, ir à rua, estar com alguém fora do seu núcleo familiar e fazer exercício diário no exterior”, revela-nos em entrevista. 

Um dos rituais imprescindíveis para a terapeuta começa logo de manhã. “Acordar de manhã e decidir a minha palavra do dia. Isto muda a atitude do meu cérebro e a minha disposição para todo o dia, desde que aplico este ritual que sou mais produtiva e muito mais bem disposta”, revela-nos.

O novo livro de Tâmara Castelo

 

 

Tâmara Castelo nasceu em 1984, no seio de uma família numerosa e multicultural. Tinha apenas 18 anos quando enveredou pelo mundo da medicina chinesa, homeopatia e alimentação saudável. “Acho que a minha decisão foi tomada pela forma e abordagem desta estrutura de medicina, a alimentação é um dos pilares da medicina chinesa, portanto foi uma consequência natural”, conta em entrevista ao nosso site. Estudou na Escola Superior de Medicina Chinesa e mais tarde mudou-se para a China para aprofundar os seus conhecimentos em Medicina Tradicional Chinesa. 

Em 2017, lançou o seu primeiro livro Curar sem Medicamentos, vencedor de um Gourmand para melhor livro internacional. O seu segundo livro Comer sem Culpa é lançado no ano seguinte e vencedor também de um Gourmand para melhor livro na categoria Tradicional Natural Medicine & Nutrition. Também em 2018, Tâmara Castelo lança o seu terceiro livro Equilíbrio Pleno e alcança o seu terceiro prémio Gourmand, como melhor livro na categoria Women and Food.

Na clínica Tâmara Castelo, em Lisboa, há um corpo clínico diversificado que trabalha, dentro da Medicina Chinesa e Homeopatia, áreas como pediatria, quimioterapia, fertilidade, perda de peso, alimentação consciente, ansiedade entre outras.

Texto: Marta Amorim

 

 

            

Impala Instagram


RELACIONADOS