Stress ou ansiedade? Saiba como distinguir os sintomas dos dois problemas

Aprenda a distinguir os sintomas do stress da ansiedade: dois problemas que podem ser facilmente confundidos.

Stress ou ansiedade? Saiba como distinguir os sintomas dos dois problemas

Stress ou ansiedade? Saiba como distinguir os sintomas dos dois problemas

Aprenda a distinguir os sintomas do stress da ansiedade: dois problemas que podem ser facilmente confundidos.

À primeira vista, pode ser difícil distinguir os sinais de stress da ansiedade. Afinal, estamos perante duas emoções negativas que nos podem deixar exaustas, levar-nos à perda de foco e afetar as nossas noites de sono… Perceber o que está a sentir, se é stress ou ansiedade, é essencial para saber como deve agir para superar todos estes sintomas e sentir-se melhor.

O stress é, normalmente, uma sensação temporária, que surge como reação a um problema momentâneo. Já a ansiedade é um problema de saúde mental que se manifesta de forma permanente e, em alguns casos, pode ser mesmo crónica.

Dois problemas diferentes com sintomas em comum

O transtorno de ansiedade é um dos problemas de saúde mental mais comuns. Só nos Estados Unidos da América, cerca de 40 milhões de pessoas lidam com esta perturbação, em algum momento da sua vida. Já o stress é uma reação do corpo a uma mudança ou a um desafio.

Em alguns casos, os dois problemas podem estar presentes, pois o stress pode desencadear ansiedade. Por outro lado, a ansiedade pode ser um sintoma extremo. Para além disso, há sintomas em comum: tensão muscular, batimentos cardíacos mais rápidos e insónia.

De acordo com a Anxiety and Depression Association of America, a principal diferença entre ambos é que o stress é uma reação a um problema e a ansiedade é uma reação ao stress.

Faça estas perguntas para perceber o que tem!

Sente-se exausta porque está a sentir-se pressionada com a carga horária do seu trabalho, com o projeto da faculdade ou com as expectativas dos pais?

Então, provavelmente, o que está a sentir é stress.

Costuma sentir uma sensação mais permanente de medo ou desconforto? Está mais preocupado com o futuro do que com o presente? Está preocupado com algo que não está muito relacionado com a sua vida, ou mesmo, com nada em concreto?

O mais provável é que seja ansiedade.

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido define o stress como «o sentimento de estar sob muita pressão mental ou emocional, enquanto que a ansiedade é «um sentimento de desconforto, preocupação ou medo».

Como tratar cada um dos problemas

Stress

O stress, geralmente, termina quando o evento ou o problema que está a provocar o stress é resolvido. Quando estiver realmente stressada, definir um plano específico com estratégias práticas para lidar com a «fonte do stress» em causa é a melhor solução para ajudá-la a sentir-se melhor.

Ansiedade

Em entrevista ao site norte-americano Huffington Post, o Presidente Associado de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade de Stanford (EUA), David Spiegel, defende que «o stress pode ser tratado de uma maneira muito mais prática, enquanto que a ansiedade pode exigir aconselhamento, medicação ou outro tratamento psicológico profissional».

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