Já sonhou com a sua própria morte? Psicólogo explica

Já sonhou com a sua própria morte? Psicólogo explica

Sonhar com a própria morte é algo comum. Saiba por que razão acontece

Se nunca sonhou de certeza que conhece alguém. A verdade é que sonhar com a própria morte é um dos pesadelos mais comuns no ser humano. Fora possíveis significados mais espirituais para quem acredita, também existe uma explicação a nível cientifico.

LEIA MAIS: Sabia que os homens passam mais tempo na casa de banho do que as mulheres? A razão é simples

De acordo com declarações prestadas ao Notícias ao Minuto pelo psicólogo António Zadra, um terço destes sonhos estão relacionados com ansiedade. Muitas vezes, sonhar com a morte pode ser um reflexo de depressão, acrescenta o profissional de saúde mental que garante que já leu mais de 10 mil análises cientificas sobre o tema.

Apesar de haver várias explicações que divergem de caso para caso, uma das conclusões mais comuns é que este sonho é uma forma de o inconsciente se preparar para certas situações de risco iminentes na vida da pessoa em causa. Por exemplo, se sonhar que se é atacado por um urso, face a uma situação semelhante na vida real, estará melhor preparado para enfrentar as circunstâncias pois não é apanhado de surpresa.

Outra resposta possível é que o cérebro desenha estes sonhos como uma reprodução do nível de ansiedade que a pessoa está a viver presentemente na sua vida, acrescenta Zadra. Ou seja, quanto mais intenso for o sonho, maior é o nível de ansiedade que uma pessoa está a sofrer no seu dia-a-dia. Segundo esta perspectiva, a pessoa deverá ir a um psicólogo o mais depressa possível para chegar ao cerne da questão que lhe provoca ansiedade e tentar resolve-la.

VEJA AINDA: #15 | Melhore a sua vida: A tentar deixar de beber café?

 

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS