Sinusite: o que é, quais os sintomas e como tratar

Os sintomas da sinusite manifestam-se quando ocorre uma inflamação da mucosa dos seios faciais. É normal que haja dor de cabeça e também no rosto, bem como corrimento nasal.

Sinusite: o que é, quais os sintomas e como tratar

Os sintomas da sinusite manifestam-se quando ocorre uma inflamação da mucosa dos seios faciais. É normal que haja dor de cabeça e também no rosto, bem como corrimento nasal

Os sintomas variam um pouco consoante a causa da doença e da sensibilidade de cada um. Geralmente, suspeita-se que existe a presença da infeção quando há dois ou mais dos seguintes sintomas: dor na região da face, especialmente nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e dos olhos; dor de cabeça ou na face que piora quando se baixa a cabeça e ao deitar; corrimento e congestão nasal que pode ser branca, amarela ou esverdeada; tosse principalmente ao deitar; fabre acima dos 38.º e mau hálito que tende a piorar quando outros dos sintomas ficam mais intensos.

Existem quatro tipos de sinusite. Quais são?

Sinusite viral

Este é o tipo mais comum de sinusite. Basta uma ligeira constipação e a pessoa começa logo com sintomas de corrimento nasal, geralmente transparente ou amarelado, mas que também pode tornar-se esverdeado. Este é o tipo de infeção que causa sintomas mais leves e suportáveis e, quando há febre, não costuma passar dos 38.º. A sinusite viral pode estar acompanhada de outros sintomas como dor de garganta, conjuntivite, espirros e obstrução nasal.

Sinusite alérgica

Os sintomas da sinusite alérgica são muito parecidos com os da sinusite viral. No entanto, acontece mais em pessoas que tiveram uma crise recente de rinite alérgica ou então que se expuseram a situações que costumam causar espirros e alergias, como por exemplo, rio intenso, ambiente seco, mexer em roupas guardadas há muito tempo, entre outras. Normalmente, as pessoas que apresentam sinusite alérgica apresentam também comichão no nariz e na garganta e olhos vermelhos, além dos espirros frequentes.

Sinusite bacteriana

A sinusite bacteriana é uma infeção causada por uma bactéria. Isto aconteceu apenas em 2% dos casos da doença e costuma ser diagnosticada quando há febre acima dos 38,5º, além de dor na face e secreção com aspeto purulento. Se os sintomas, mesmo que leves, persistam por mais de 10 dias, pode ter uma sinusite bacteriana.

Sinusite fúngica

Este tipo de sinusite costuma acontecer em casos de pessoas que têm uma infeção persistente e que não melhora com o tratamento. Nestes casos, pode haver sintomas localizados apenas na região da face e, geralmente, não provocam outros sintomas, como secreção pelo nariz ou febre.

Como é feito o diagnóstico? E o tratamento?

Para diagnosticar sinusite basta a avaliação de um médico de clínica geral ou então de um otorrinolaringologista. Normalmente, não são necessários outros exames, mas pode ser úteis em casos  nos quais há dúvida sobre o diagnóstico ou a causa da sinusite. Já o tratamento, varia consoante o tipo de sinusite.

LEIA MAIS

Por que precisamos de dormir? A neurocientista Verena Senn explica

Buteyko: Método de dormir com fita-cola na boca é perigoso?

Previsão do tempo para terça-feira, 30 de julho

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS