Sinais de que está a sofrer de doença da tiróide

Tenha em atenção os principais sintomas da doença da tiróide

Sinais de que está a sofrer de doença da tiróide

Sinais de que está a sofrer de doença da tiróide

Tenha em atenção os principais sintomas da doença da tiróide

A doença da tiróide é uma das mais frequentes em Portugal, afetando mais o sexo feminino. As patologias principais, segundo a CUF, são: bócio, presença de nódulos, hipertiroidismo, hipotiroidismo e as doenças autoimunes, como a Doença de Graves e a tiroidite de Hashimoto, que resultam da produção de anticorpos pelo próprio organismo que podem estimular ou destruir a glândula.

LEIA DEPOIS

A ingestão destes alimentos pode ajudar a diminuir o risco de ter cancro

Tenha em atenção os principais sintomas:

Ansiedade e irritabilidade

O hipertireoidismo ou tireotoxicose leva a um aumento da atividade do metabolismo, inclusive no cérebro, provocando nervosismo e irritabilidade. A elevação da atividade metabólica pode provocar ainda irregularidades menstruais, aumento do número de evacuações e diarreia.

Cansaço extremo

O cansaço extremo é um dos sintomas mais frequentes em pacientes com hipertireoidismo ou tireotoxicose. Os doentes podem apresentar ainda hipertensão arterial que se manifesta em dores de cabeça ou tonturas.

Olhos inchados e cabelo seco

No caso do hipotireoidismo, as pálpebras e o rosto podem ficar inchados. Além disso, o cabelo fica seco e quebradiço e a aparência apática e melancólica. A pele pode apresentar-se fria, áspera e seca.

Oscilações do peso

Como um dos efeitos é o aumento da atividade do metabolismo, o doente pode perder ou ganhar muito peso. Assim, quando há oscilações do peso, sem motivos aparentes, deve-se avaliar as hormonas tireóideas.

Falta de memória

São sintomas comuns quando há hipotireoidismo, causados pela redução da atividade do metabolismo do sistema nervoso e dos músculos.

LEIA MAIS

Os 25 sinais de que encontrámos o verdadeiro amor

 

Impala Instagram


RELACIONADOS