Sexo anal engravida? Resposta não é tão óbvia como pensa

Por muito que a pergunta possa parecer algo descabida, existe um pequeno ponto no sexo anal que merece ser discutido.

Sexo anal engravida? Resposta não é tão óbvia como pensa

Sexo anal engravida? Esta é uma das perguntas mais comuns em fóruns online, redes sociais e nas secções de perguntas de alguma imprensa. Isto, claro, quando o assunto é sexo. Por muito que a pergunta possa parecer algo descabida, existe um pequeno ponto que merece ser discutido.

A resposta mais acertada a esta pergunta é: “tecnicamente, não”. O ânus não está ligado ao órgão reprodutivos, pelo que, diretamente, o sexo anal não pode gerar uma criança. No entanto, entra também aqui aquela velha máxima de “nunca digas nunca”.

O orifício anal está muito próximo da vagina pelo que pode escorrer esperma a partir do ânus. Esse mesmo esperma pode ser o suficiente para engravidar. “Não vai obter uma alta concentração [de esperma], mas apenas precisa de um espermatozóide para engravidar”, explica Mary Jane Minkin, médica e professora universitária na Yale School of Medicine, em declarações ao site Women’s Health.

Não deve passar de sexo anal para vaginal

A especialista alerta ainda para outros perigos associados ao sexo anal, nomeadamente no que diz respeito à contracção de doenças sexualmente transmissíveis. “O revestimento do ânus, não foi designado para combater infecções. O revestimento vaginal é muito mais eficiente”, explica Minkin.

Um outro alerta deixado pela médica é de nunca passar do sexo anal para o sexo vaginal. “Não que a vagina não tenha bactérias, mas o reto tem ainda mais, então está a adicionar mais bactérias à vagina”, diz Minkin, o que pode levar a infecções. Se quiser fazer sexo anal antes do sexo vaginal, deve limpar o pénis primeiro e mudar de preservativo.

Impala Instagram


RELACIONADOS