Seis dicas para viajar em segurança no contexto atual

Fique a conhecer aquelas que são as dicas fundamentais para que possa viajar em perfeita segurança no contexto atual.

Seis dicas para viajar em segurança no contexto atual

Seis dicas para viajar em segurança no contexto atual

Fique a conhecer aquelas que são as dicas fundamentais para que possa viajar em perfeita segurança no contexto atual.

Ao longo das últimas décadas o turismo registou um crescimento muito significativo a nível mundial, sendo, em muitas geografias, um motor da economia local. Os últimos dois anos, porém, têm representado enormes desafios para este sector: primeiro, com as medidas de contingência implementadas para combater a pandemia causada pelo coronavírus; agora, com um conflito militar derivado da invasão da Ucrânia pela Rússia, numa altura em que a maioria dos países europeus já tinha levantado grande parte das restrições para os viajantes. Perante este contexto, o turismo volta a assumir uma importância fulcral na recuperação económica dos destinos, mas exige uma atenção redobrada para os viajantes. Assim, a Liberty Seguros apresenta seis dicas para quem planeia viajar este ano.

Pilotos revelam hora a que pessoas nervosas devem andar de avião
Pilotos dão a conhecer a melhor hora para voar, o melhor lugar na aeronave e tudo aquilo que irá acalmar as pessoas nervosas que têm receio de andar de avião.

1 – Avalie os destinos
Quando estiver a planear as suas férias, estude bem os destinos da sua eleição: em que estado pandémico se encontram, quais as medidas de contingência em atividade, quais as precauções a tomar e quais as regras em vigor para entrar no território. Para uma maior segurança no local, sobretudo se viajar sozinho, avalie se existem zonas mais perigosas e horários a evitar durante a estadia.

Avalie se existem zonas mais perigosas e horários a evitar

2 – Previna um eventual cancelamento
O conflito a decorrer na Ucrânia e os países a recuperar da pandemia a diferentes ritmos podem levar ao cancelamento e/ ou adiamento de viagens – sobretudo, que envolvam passagens aéreas. Perante estas incertezas, ter um seguro com coberturas de cancelamento de viagem, de adiamento de viagem, ou de atrasos nos voos revela-se fundamental para minimizar perdas financeiras derivada deste tipo de situações. Por outro lado, os destinos de férias domésticos poderão também ser uma opção a considerar.

3 – Tenha consigo os documentos essenciais
Em viagem poderá necessitar de apresentar o seu passaporte, a carta de condução ou outro documento de identificação. Digitalize estes cartões e guarde-os no seu smartphone para que possa tê-los sempre à mão.

4 – E os contactos necessários
Em viagem, sobretudo se viajar sozinho, é importante saber a quem ligar em situação de emergência. Assim, além dos contactos de familiares ou amigos de confiança, recomendamos que, antes de viajar, registe contactos relevantes, como o da embaixada ou consulado no destino, polícia e/ ou outros departamentos de emergência locais.
Além dos contactos de familiares ou amigos de confiança, antes de viajar, registe contactos relevantes, como o da embaixada ou consulado no destino e polícia

5 – Tenha cuidado ao utilizar Wi-Fi pública
O acesso à internet é uma mais-valia em muitos destinos, porém, ao utilizar uma Wi-Fi pública, não se esqueça de que hackers poderão aceder aos seus dados pessoais – como números de cartões bancários e documentos de identificação, entre outros – e a outras informações pessoais valiosas. Caso vá necessitar de internet sem fios durante a viagem, crie antecipadamente uma rede privada virtual que lhe permita ter acesso online em segurança.

6 – Garanta assistência durante todo o percurso
Embora muitos países já estejam a sentir um alívio nas medidas de contingência da pandemia de Covid-19, a doença continua a afetar uma grande parte das populações e podem ser implementadas novas medidas que, inesperadamente, têm de alterar os seus planos de viagem. Previna este tipo de situações e garanta que o seu seguro de viagem cobre estes imprevistos. Saiba mais aqui.

Impala Instagram


RELACIONADOS