Seis dicas para regressar aos treinos depois do verão

Após o verão, regressar aos treinos nem sempre é fácil. As férias são uma altura onde se deve dar prioridade ao descanso e é normal perder-se a rotina de treinos.

Seis dicas para regressar aos treinos depois do verão

Seis dicas para regressar aos treinos depois do verão

Após o verão, regressar aos treinos nem sempre é fácil. As férias são uma altura onde se deve dar prioridade ao descanso e é normal perder-se a rotina de treinos.

Após o verão, regressar aos treinos nem sempre é fácil. As férias são uma altura onde se deve dar prioridade ao descanso e é normal perder-se a rotina de treinos. A depressão pós-férias pode levar a uma verdadeira falta de motivação, quer seja no trabalho, nas tarefas domésticas ou na prática desportiva. Assim, o Urban Sports Club reuniu algumas dicas para quem tem dificuldade em voltar à prática regular de atividade física ou em encontrar motivação após o tempo de descanso.

Pensar no desporto que se gostaria de fazer

A escolha do tipo de desporto que se vai praticar é muito importante. Em vez de se pensar apenas em objetivos, importa pensar no que se quer fazer. Para se manter a sensação de férias durante mais tempo, praticar desportos que fogem da vida quotidiana é uma boa maneira de ganhar motivação com os treinos. Outra sugestão é dar prioridade, por exemplo, a desportos que apelem à diversão, ou atividades que sempre se quis experimentar como por exemplo yoga aéreo, skate, pole dance ou Stand Up Paddle.

Recomeçar com calma

Após algumas semanas de descanso, não é aconselhável regressar aos treinos com a carga de esforço habitual. Não só do ponto de vista motivacional, mas também para o corpo. Portanto, é importante voltar gradualmente à antiga rotina desportiva – ou criar uma nova – sem muita pressão. Não será necessário dar imediatamente 100%, mas sim gerir as expectativas e a motivação, para que não se fique aquém do desejável. Isto evita frustração e desistências. Objetivos mais pequenos são mais fáceis de alcançar, o que significa que se pode celebrar sucessos mais rapidamente e com maior frequência.

Ouvir o corpo

Se se quiser regressar aos treinos mais intensos após uma pausa, deve-se prestar muita atenção ao que o corpo diz e perceber quais são os seus limites e o que é confortável. É recomendável aumentar a intensidade gradualmente, sem culpas nem demasiadas exigências, bem como apostar em atividades nas quais se controla a intensidade facilmente, como por exemplo natação. Para além disto, para recomeçar, poderá ser importante passar por uma sessão de meditação, uma massagem ou uma tarde no spa, por exemplo.

Fazer um plano pessoal e cumpri-lo

Para que seja mais fácil atingir objetivos, é essencial ter um plano. Realista e com intensidade baixa, para começar. Um horário semanal bem organizado ajuda a planear outras atividades de lazer e a garantir que há tempo para tudo ao longo da semana, incluindo os treinos. Reservar antecipadamente as aulas, por exemplo, é uma boa forma ser mais fiel ao plano elaborado. A aplicação do Urban Sports Club permite fazê-lo de forma prática, em qualquer lugar.

Pequenos objetivos para grandes conquistas

Quando não se pratica desporto há algum tempo, é importante começar devagar para que haja uma habituação gradual. Por isso, será importante começar por treinos regulares de baixa intensidade e mais curtos ao invés de treinos muito intensos. Desta forma, é possível aumentar a resistência e a força muscular. Definir objetivos pequenos ajuda a fazer crescer a motivação.

Treinar com companhia

A melhor forma de regressar aos treinos é com companhia! Para além da diversão que é treinar com amigos, existe também um compromisso extra. O treino passa a depender do companheiro permitindo assim uma motivação mútua para que seja levado até ao fim. E é muito mais divertido!

 

Impala Instagram


RELACIONADOS