São estas a tendências desportivas para 2023

2022 foi, sem dúvida, um ano muito ativo, com o regresso do funcionamento das instalações desportivas à normalidade.

São estas a tendências desportivas para 2023

2022 foi, sem dúvida, um ano muito ativo, com o regresso do funcionamento das instalações desportivas à normalidade. As indústrias desportivas e de fitness tiveram um forte impacto na motivação das pessoas para um estilo de vida mais ativo e saudável. O que se prevê para 2023 é a continuação de um novo desejo de experimentar.

Para os membros do Urban Sports Club em Portugal, o padel e o fitness continuam a ser indiscutivelmente as categorias desportivas mais populares, com o padel a ser praticado por cerca de 34% dos membros e o fitness por 20%. O desporto que vem destacar-se no terceiro lugar de modalidades mais praticadas é o bouldering. Já nos treinos online, o fitness e o yoga, cada um, representam 32% das escolhas dos membros.

Agora, já com os olhos postos em 2023, apresentamos aquelas que serão as principais tendências desportivas para o próximo ano.

São estas as três tendências desportivas:

Bouldering

2022 foi um ano de crescimento para esta modalidade e para 2023 prevê-se um crescimento ainda maior. O bouldering é uma modalidade da escalada que não requer o uso dos equipamentos de segurança convencionais. Este desporto exige o esforço de todo o corpo e representa inúmeros benefícios – entre o ganho de força, resistência cardiovascular, e melhoria do equilíbrio e da concentração -, podendo ser uma excelente opção para um treino indoor, já que é possível praticar em várias instalações cobertas.

Barre

Uma modalidade que ganhou força este ano e que vai continuar a conquistar o mercado em 2023 é o Barre – um treino que junta elementos do pilates, yoga e dança. Este treino é uma combinação de estímulo cardiovascular e força com elevadas repetições de movimentos de pequena amplitude, usando pesos muito leves, fazendo com que o risco de lesões seja mínimo. É um treino realizado de forma muito elegante, pela inspiração que vai buscar ao ballet, e que tem como principais consequências a tonificação e modelagem do corpo, com especial incidência nas pernas, glúteos e músculos do core.

Indoor Cycling

Estamos a assistir a um verdadeiro fenómeno de rise of cycling onde cada vez mais pessoas veem nesta prática de exercício uma forma desafiante, divertida e até viciante de se colocarem à prova. É possível praticar esta modalidade na maioria dos ginásios em aulas de grupo, estúdios específicos ou até mesmo em casa, através da compra de uma bicicleta para o efeito. O indoor cycling tem benefícios como o desenvolvimento da capacidade respiratória, o fortalecimento do sistema cardiovascular e a musculatura das pernas e da lombar.

Desporto cada vez mais tecnológico

No ano de 2022, surgiram várias formas de fazer desporto bastante inovadoras. Usam-se métodos tecnológicos para estimular os praticantes ao mesmo tempo que se mede a sua performance e energia. Desde sacos de boxe que avaliam se os socos são dados corretamente, a paredes luminosas que farão cada desportista superar-se, ao tocar com as mãos em diferentes alvos na parede, esta nova forma de fazer desporto apresenta-se como uma das principais tendências para 2023.

Para ler depois
Bactérias do intestino influenciam motivação para praticar exercício físico
Algumas bactérias intestinais aumentam a libertação de dopamina durante a atividade física, ajudando na motivação (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS