Saiba como definir a barriga sem fazer abdominais

Saiba como definir a barriga sem fazer abdominais

Ano novo, vida nova. Se quer perder peso, mas se é assombrado muitas vezes pela preguiça, siga estes métodos que prometem definir a barriga sem fazer abdominais.

Se perder peso é uma das metas que traçou para este novo ano, então tem de seguir estes métodos. Isto porque prometem definir a barriga sem fazer abdominais.

«Existem outras maneiras de definir o abdómen, ganhando tonificação e alcançando a hipertrofia dos músculos», afirma o professor Diogo Cestari de Aquino, especialista em fisiologia do exercício e reabilitação cardíaca, em declarações à publicação brasileira Minha Vida.

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Não existem milagres, nem um único exercício capaz de realizar esse objetivo. Para tonificar o abdómen, é importante conciliar exercícios de fortalecimento com sessões de treinos aeróbicos, para diminuir a percentagem de gordura. Além disso, é preciso trabalhar o fortalecimento e o alongamento dos músculos que mantém a postura equilibrada.

Controlo da respiração

Este é um passo importante a ter em conta. Nem sempre é dada a devida importância ao controlo da respiração que tem como objetivo a estabilização do movimento. A respiração em si não traz modificações na estética e no fortalecimento da parede abdominal. No entanto, para um indivíduo destreinado, esse estímulo pode ser suficiente para obter pequenas melhorias nesses músculos, como a diminuição da flacidez.

Caminhada e corrida

Se alinhar estes dois exercícios pode definir os músculos abdominais. Permitem também diminuir a percentagem de gordura, porque queimam calorias.

Boa postura

É fundamental para eliminar a barriga. A postura inadequada pode ocorrer devido a um desequilíbrio muscular, evidenciado pela fraqueza da parede abdominal e pelo encurtamento da musculatura vertebral lombar e flexores do quadril.

Aulas de yoga

O yoga pode ajudar na definição do abdómen. Além das técnicas respiratórias que promovem o trabalho dos músculos abdominais profundos, as inúmeras posições da prática solicitam fortemente o trabalho abdominal para a estabilização dos movimentos, contribuindo para o fortalecimento da parede abdominal.

Pilates

A prática de Pilates é um excelente aliado na definição da região abdominal. A ativação dos músculos profundos do abdómen, é um dos princípios básicos, promovendo a correta respiração, a estabilização do centro de equilíbrio e a melhora postural. O trabalho dos músculos superficiais do abdómen está na base dos inúmeros movimentos, contribuindo para a melhoria da definição muscular.

Aulas de spinning

As aulas de spinning podem favorecer o abdómen por auxiliarem na manutenção da composição corporal ou na diminuição da percentagem de gordura. Trata-se de uma atividade aeróbica e que, por isso, ajuda na queima de gordura.

Alongamentos

Este é um passo que nem toda a gente faz. Os alongamentos não atuam de forma significativa na diminuição da percentagem de gordura ou no fortalecimento abdominal, mas podem auxiliar na melhoria da definição muscular. Isso porque esses movimentos promovem o equilíbrio postural, fator extremamente importante também para a estética.

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Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

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