Nem sabe os riscos que corre quando vê vídeos no YouTube

Muitas pessoas recorrem aos vídeos de YouTube em busca de soluções para alguns problemas, o que pode resultar num problema ainda maior.

Nem sabe os riscos que corre quando vê vídeos no YouTube

Miúdos e graúdos são fãs do YouTube. Afinal, é a plataforma de vídeos mais popular e existem opções para todos os gostos. Aquilo que muitos desconhecem é que existem cada vez mais vídeos que estão a ser usados para espalhar malware. O que significa que todos os cuidados são poucos quando está a navegar no YouTube.

Leia depois
Descubra o truque para ler mensagens completas de WhatsApp sem ter que as abrir
Sente pressão para responder a mensagens de WhatsApp assim que as lê? Saiba como o fazer sem que ninguém saiba (… continue a ler aqui)

Se muitas pessoas recorrem ao YouTube para ver vídeos de músicas, há quem recorra à plataforma para procurar vídeos com soluções para os mais diversos problemas, por exemplo, de software. Muitos vídeos populares prometem acesso a programas pirateados ou a outros que podem ser usados de forma gratuita. E é aqui que costumam acontecer os ataques, que são cada vez mais frequentes.

Ataques bem montados

A oferta de programas gratuitos é uma forma de esconder o verdadeiro objetivo. Que passa por infetar o seu computador com malware. E as pessoas acabam por cair neste esquema sem que se apercebam do perigo que estão a correr. Os utilizadores são quase sempre aliciados a descarregar versões de malware quando acreditam que estão a ter acesso à solução para os seus problemas.

Entre os programas mais procurados estão o Adobe Photoshop, Premiere Pro, Autodesk 3ds Max e AutoCAD. Só que em vez de aceder a estes, está a aceder a malware perigoso como é o caso do Vidar, RedLine e Raccoon. Que colocam os utilizadore em risco. Quando instalados, os programas começam a registar tudo aquilo que é feito. E é assim que se acede a passwords, dados de cartões de crédito e, entre outros dados confidenciais, números de contas bancárias. Para ter uma ideia, existe um aumento entre os 200 e 300%, ao longo dos últimos meses. Por isso, já sabe, todo o cuidado é pouco.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS