Restaurantes fechados às 13h00 – O que há de novo no mundo dos brunches

Os constrangimentos decretados à restauração impedem-nos de almoçar nos fins de semana, mas há alternativa, os brunches. Conheça os espaços que abriram portas recentemente ou que inovaram menus e servem verdadeiras tentações.

Restaurantes fechados às 13h00 – O que há de novo no mundo dos brunches

Quem nunca se deixou dormir ao fim de semana e acordou com vontade de comer este mundo e o outro… que levante a mão! No entanto, em muitas dessas vezes, já estamos mais perto da hora do almoço e de uma refeição mais composta do que da típica e madrugadora meia de leite servida ao lado de um pãozinho com manteiga.

Brunches podem ser a solução no estado de emergência

É a pensar nestas pessoas, que não gostam (ou não precisam) de cumprir horários aos sábados e domingos e que se deleitam por uma mesa repleta de iguarias irresistíveis, servidas até à hora do lanche, que existem os brunches. Esta refeição – que já não é pequeno-almoço, mas que ainda não é almoço – pode ser a solução para as imposições deste estado de emergência, que impõe o encerramento dos restaurantes às 13h00.

Há muito que os portugueses se renderam a esta refeição, que uns dizem que tem origem britânica e outros apostam que nasceu nos Estados Unidos da América. Uma certeza temos, no nosso país: já está provado que damos conta do recado, tanto no que toca a servir esta combinação entre o pequeno-almoço e o almoço como a ser servido e… a ser repetido.

Novos espaços e espaços renovados

E se já existiam espaços com provas dadas, outros há que vão abrindo portas ou aderindo a esta moda que parece ter chegado para ficar. Para quem gosta de andar sempre atrás das novidades no que toca aos brunches ou para quem ainda não ousou experimentar, aqui ficam as mais recentes novidades.

RIVER LOUNGE, NO MYRIAD BY SANA

Todos os domingos, o brunch do River Lounge é servido das 12 às 15.30 horas e é feita uma viagem pela gastronomia, dando-se destaque a um produto, como as ostras de Sesimbra, o polvo algarvio ou as sapateiras de Cascais. O menu começa com pequenas entradas, como saladas, queijos, compotas caseiras e frutos secos, enchidos e delícias de inspiração marítima. Seguem-se as carnes e os peixes e uma variedade de acompanhamentos e molhos para complementar. A finalizar, a degustação da pastelaria, desde as tarteletes de frutos vermelhos aos éclairs de café e aos mil-folhas de baunilha (49 euros por pessoa, bebidas pagas à parte).

Morada: Cais das Naus, Lote 2.21.01, Parque das Nações, Lisboa;
Contactos: 211 107 600 e/ou [email protected].

RAÍZES, NO BOEIRA GARDEN HOTEL

Disponível todos os domingos, das 11.30 às 16 horas, o restaurante Raízes reúne à mesa o melhor do pequeno-almoço e do almoço. Dos indispensáveis pão, croissants, compota e manteiga caseiras aos clássicos internacionais, como os ovos Benedict, a french toast ou as panquecas. A estas opções juntam-se duas novas sugestões semanais. A acompanhar, sumo de laranja e espumante (25 euros por pessoa).

Morada: Rua Teixeira Lopes, 114, Vila Nova de Gaia;
Contactos: 969 500 358 e/ou [email protected].

JNCQUOI ASIA

Tem o nome de Yum Cha, é um brunch tradicional cantonês e é servido aos fins de semana, das 12 às 17 horas. O menu inclui uma vasta seleção de dim sum, tais como har gow (dim sum de camarão e castanha-d’água), xiao long bao (dim sum de porco e sopa) ou chicken bao (bao de frango com legumes), entre outras especialidades. É servido com chá de jasmim e um sundae à sobremesa (40 euros por pessoa).

Morada: Avenida da Liberdade, 144, Lisboa;
Contactos: 210 513 000 e/ou [email protected].

AUDAZ GASTROPUB

Servido aos fins de semana, das 12 às 17 horas, com dois menus fixos e várias sugestões à carta, à mesa deste bar e restaurante encontra o brunch sonoro, que inclui manteiga, azeite e compota caseira, queijos e enchidos, pão de trigo e milho, ovos mexidos, salada de batata, perna de cordeiro com legumes grelhados, croissant, bolo fatiado e cremoso de chocolate e avelã, uma bebida quente e uma fria. Ao menu mais completo (o mais caro) acrescem outras delícias (20 ou 35 euros por pessoa).

Morada: Rua 4 da Infantaria, n.º 3 A, Campo de Ourique, Lisboa;
Contactos: 211 349 094 e/ou [email protected].

THE WHISK CAFÉ

Abriu portas recentemente e convida toda a gente, dos oito aos 80, a experimentar o brunch, servido todos os dias e a qualquer hora. Existem três opções: uma inspirada na oferta continental; uma fit; e outra american/english style. Todas elas incluem clássicos, como ovos, panquecas/waffles, iogurte com granola, bacon/salsicha inglesa. A especialidade da casa são as irresistíveis panquecas, mas a carta de chás, cocktails e bebidas quentes não se fica atrás. No menu de crianças, destaque para os nuggets caseiros e os hambúrgueres azuis. Um espaço com espírito cool. (entre os 10 e 14 euros por pessoa).

Morada: Rua do Sol ao Rato, 9D, Lisboa;
Contactos: 939 417 447 e/ou https://www.instagram.com/thewhiskcafe/.

TERROIR

Todos os domingos, entre as 13 e as 19 horas, o Terroir apresenta boa comida com os melhores pairings de vinhos nacionais. O brunch é composto por pratos tradicionais, mas em versões desconstruídas. Existem três opções: pairing de vinhos (28 euros por pessoa), em que é servido um espumante, um branco e um tinto; harmonização com cocktails vínicos (35 euros por pessoa); ou ainda a possibilidade de um acompanhamento sem álcool (25 euros).

Contactos: Rua dos Fanqueiros, 186, Lisboa;
Contactos: 218 873 823 e/ou [email protected].

RESTAURANTE SELLLVA

No restaurante mais selvático de Lisboa, existem três menus disponíveis: o Double, para duas pessoas (40 euros), o Individual (15 euros) – ambos contam com pratos doces e salgados, que diferem entre si e contêm, por exemplo, açaí, ovos escalfados com creme de abacate, torradas de pão de noz e passas com manteiga – e o Infantil (7 euros) – que inclui taça de fruta com linhaça e lascas de amêndoa, panquecas com Nutellla do Selllva e sumo do dia.

Morada: Rua Mouzinho da Silveira, 32, Lisboa;
Contactos: 215 998 814 e/ou www.selllva.pt.

SWEET’N’ RICE

Uma mesa cheia de tentações. A especialidade do Sweet’N’ Rice é o arroz-doce, mas agora este café também serve brunch, ao sábado. É composto por um gauffre à americana (com ovos mexidos e bacon) ou doce (com arroz-doce ou topping); uma tosta – pode escolher entre Cinderella (com salmão, queijo-creme e doce de laranja), High Heels (com queijo Brie com nozes e mel de rosmaninho) ou Stilleto (com presunto, banana e compota de maçã com hortelã) –; um cesto com três salgados à escolha (croquete de cenoura e queijo, salmão e queijo ou carne); uma bebida; e ainda a degustação de três sabores de arroz-doce em minitulipas de baunilha (15 euros, um menu dá para duas pessoas).

Morada: Rua do Patrocínio, 74, Campo de Ourique, Lisboa;
Contactos: [email protected].

Texto: Neuza Gomes; Fotos: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS