Cinco receitas frescas ideais para os dias de muito calor

A pensar nas elevadas temperaturas, reunimos cinco receitas frescas que são confecionadas sem precisar de usar fogão ou forno

Cinco receitas frescas ideais para os dias de muito calor

Cinco receitas frescas ideais para os dias de muito calor

A pensar nas elevadas temperaturas, reunimos cinco receitas frescas que são confecionadas sem precisar de usar fogão ou forno

Portugal regista uma onda de calor graças a uma massa de ar quente vinda do norte de África. O Governo declarou situação de alerta devido ao risco de incêndio e o Instituto do Mar e da Atmosfera colocou oito distritos em alerta laranja devido às elevadas temperaturas, cujas máximas chegam aos 42 graus em algumas regiões.

A pensar nas elevadas temperaturas, reunimos cinco receitas frescas que são confecionadas sem precisar de usar fogão ou forno, uma fonte de calor que irá aumentar ainda mais a temperatura da sua casa.

Deixe os cozinhados mais elaborados para dias mais frescos e experimente um ceviche de salmão e fruta, uma salada de abacate com sardinha de lata, um gaspacho espanhol, uma salada de bacalhau e um granizado de framboesa.

CEVICHE DE SALMAO E FRUTA

Modo de Preparação: Corte 100 g de lombo de salmão bem fresco, 1 maçã, 1/2 manga, 1/2 cebola e 1 tomate, sem pele nem sementes, em cubinhos pequenos e uniformes. Junte 1 c. (de sopa) de cebolinho e 1/2 malagueta, sem sementes, picados. Regue com a raspa e o sumo de 1/2 lima e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar 30 minutos e sirva em pequenas porções, em colheres de degustação.

ABACATE RECHEADO COM SARDINHA

Ingredientes: abacates pequenos, 1/2 limão (sumo), 1 chávena (de chá) de grão cozido, 2 c. (de sopa) de azeite, 1 c. (de sopa) de vinagre, 1 c. (de sobremesa) de orégãos, 1 lata de sardinha de conserva em molho de tomate , 1/2 minipimento verde, pimenta preta e orégãos q.b.

Modo de Preparação: 
1- Abra os abacates ao meio, retire-lhes o caroço e regue-os com o sumo de limão; reserve. Coloque o grão numa tigela com o azeite e o vinagre; tempere com pimenta preta. Triture bem e envolva os orégãos. Coloque o preparado obtido dentro de um saco de pasteleiro com boquilha frisada e reserve.
2- Escorra as sardinhas, reservando o molho, e retire-lhes as espinhas. Coloque agora um pouco da pasta de grão dentro de cada metade de abacate e sobreponha meio lombo de sardinha, cortado ao meio. Preencha com mais pasta de grão e coloque o molho de tomate nas pontas. Por fim, decore com o minipimento em lâminas e orégãos e reserve no frigorífico, até à hora de servir.

GASPACHO ESPANHOL

Ingredientes: 500 g de tomate, 1 pepino, 1 dente de alho, 1 cebola pequena, 1 pimento vermelho, 2 fatias de pão, 3 c. (de sopa) de azeite, 1 c. (de sopa) rasa de vinagre, sal, gelo e rebentos de rabanete q.b.

Modo de Preparação: 
1-Descasque o tomate, elimine-lhe as sementes e corte-o em pedaços. Descasque também o pepino, o dente de alho e a cebola; corte-os também em pedaços, assim como o pimento.
2- De seguida, junte as fatias de pão, o azeite e o vinagre. Tempere com sal e triture tudo muito bem no liquidificador. Sirva o gaspacho bem fresco, com pedras de gelo, e decorado com rebentos de rabanete.

SALADA DE BACALHAU

Ingredientes: 400 g de sobras de bacalhau cozido, 1 embalagem de alfaces várias, 1 cebola, 2 dentes de alho, 150 de tomate-cereja,, 1 raminho de coentros sal, pimenta, azeite, vinagre e ovas de caviar q.b.

Modo de Preparação: 
1- Limpe as sobras de bacalhau de pele e espinhas e corte em pedacinhos. Lave as folhas de alface e escorra-as. Descasque e pique finamente a cebola e os dentes de alho e corte o tomate em metades. 2- Coloque os ingredientes todos numa saladeira e tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre; envolva. Decore com os coentros picados e ovas de caviar e sirva de seguida.

GRANIZADO DE FRAMBOESA

Ingredientes: 600 g de framboesa, 300 ml de xarope de groselha, 300 ml de água, framboesas e erva-cidreira q.b.

Modo de Preparação: 
1- Coloque as framboesas no liquidificador, adicione-lhes o xarope de groselha e a água; triture tudo. Verta a mistura num tabuleiro e leve ao congelador até ficar bem gelado.
2- No momento de servir, desfaça o preparado congelado raspando com um garfo e distribua o granizado por copos. Sirva de imediato, decorado com framboesas e folhinhas de erva-cidreira fresca.

LEIA MAIS
Só precisa de 1 minuto para acabar de vez com a gordura indesejada

 

Compre as nossas revistas

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS