De cachorro a adulto, quando devemos trocar a ração do nosso cão?

Em que momento devemos trocar a ração do nosso cão? Para isso devemos saber quando o nosso cão deixa de ser ‘criança’ e passa a ser adulto.

De cachorro a adulto, quando devemos trocar a ração do nosso cão?

De cachorro a adulto, quando devemos trocar a ração do nosso cão?

Em que momento devemos trocar a ração do nosso cão? Para isso devemos saber quando o nosso cão deixa de ser ‘criança’ e passa a ser adulto.

Depois de adotarmos pela primeira vez um cão, encaramo-nos com muitas questões de comportamento e de saúde do animal. Banho, ambiente, medicamentos, passeios, encontros com outros animais, vacinas e, talvez a mais importante, alimentação. Ração ou comida? Que alimentos pode o cão pode comer, o que evitar e o que nunca dar?

As dúvidas em torno da ração do cão dependem da raça, do porte e da idade. Afinal, qual a idade certa para fazer a troca de ração de cachorro para a de adulto?

Quatro conselhos sobre a alimentação dos nossos cães

  1. 1. Alimentos gordurosos, salgados e que contenham alérgenos – suscetíveis de provocar alergias – devem ser evitados o mais possível. Em caso de necessidade, podemos experimentar pequenas porções de diferentes ração. Para detectar problemas mais específicos, você devemos consultar o veterinário. Uma boa alimentação garante ao animal saúde e energia para desenvolver músculos e ganhar massa, além de promover a saúde dos pêlos e dos sistemas imunológico e circulatório.
Bebé até aos 12 meses, adulto daí em diante

2. Cães e gatos são considerados ‘bebés’  até os doze meses. A partir daí, podemos modificar-lhes a alimentação,  e passar a dar-lhes ração para adultos. Nesse momento, contudo, convém ouvir o veterinário, que pode eventualmente estabelecer outro momento para a troca.

O veterinário pode ajudar na ementa dos nossos bichos

3. Para não estarem confinados apenas à ração, podemos dar-lhes outro género de alimentos, desde que saudáveis. Há, aliás, muitos animais que detestam ração industrial e só a consomem por não terem alternativa. Caso não queira dar apenas ração ao seu animal, um bom veterinário pode ajudar-nos na elaboração de uma ementa mais variada e saudável.

A nossa alimentação pode prejudicar a saúde dos nossos bichos

4. O mercado oferece atualmente rações para diferentes idades (cachorro, adulto e idoso), castrados ou não castrados, sedentários ou atletas e até para animais doentes (cardíacos, pacientes renais, etc.). Escolha a ideal com a ajuda de um veterinário e nunca, mas nunca, lhes dê da nossa comida.

LEIA AGORA
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?

As notícias mais lidas de 2019
Clique na imagem para saber o que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão. A resposta é surpreendente!

Impala Instagram


RELACIONADOS