Quatro dicas para não sentir a mudança de hora

Para que a transição possa causar o mínimo de perturbações, apresentamos quatro sugestões para que se possa ir preparando para a mudança de hora.

Quatro dicas para não sentir a mudança de hora

Quatro dicas para não sentir a mudança de hora

Para que a transição possa causar o mínimo de perturbações, apresentamos quatro sugestões para que se possa ir preparando para a mudança de hora.

No próximo domingo, dia 30 de outubro, os relógios vão atrasar uma hora. Vamos entrar oficialmente no horário de inverno. Amanhece e escurece uma hora mais cedo à medida que também vamos tendo dias mais pequenos. A adaptação do cérebro a esta alteração ocorre com bastante rapidez. Mas a mudança de hora duas vezes por ano pode ter consequências bastante nocivas para a saúde, afetando o sono e o regular funcionamento dos sistemas do corpo humano. Os nossos corpos têm um ciclo natural de 24 horas (ritmo circadiano). Então, quando mudamos o relógio e perdemos ou acrescentamos uma hora pode causar um abalo no nosso sistema.

Estas dicas são infalíveis para acabar com as olheiras
Saiba se as rodelas de pepino, as saquetas de chá e o gelo são mitos ou factos para acabar com as olheiras, os papos e os olhos inchados e conheça alguns truques infalíveis (… continue a ler aqui)

Mudança de hora: como atenuar os efeitos da transição

O impacto da mudança pode variar dependendo da nossa saúde pessoal, dos hábitos de sono e estilo de vida. Para que a transição possa causar o mínimo de perturbações, apresentamos algumas sugestões para que se possa ir preparando:

1 – Faça uma mudança gradual dos horários: vá para a cama e acorde 10 a 15 minutos antes da hora normal nas noites anteriores à mudança. Isto ajuda o relógio circadiano a ajustar-se lentamente.

2 – Exponha-se à luz (de preferência natural) nas horas de vigília e evite a luz brilhante quando está escuro lá fora.

3 – Torne o quarto num ambiente relaxante: uma cama confortável, uma almofada adequada, mobília clara e leve, sem computadores ou telemóveis perto da cama, permitem criar um ambiente tranquilo, ideal para um sono mais relaxado.

4 – Evite atividades que despertem uma hora antes de dormir: ver televisão, utilizar o telemóvel, ingerir refeições pesadas, bebidas com cafeína ou estimulantes, álcool ou tabaco são algumas das atividades que deve evitar uma hora antes de dormir.

Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS