Quando as dores menstruais são, afinal, endometriose

Quando as dores menstruais são, afinal, endometriose

Esta é uma doença muito dolorosa, que afeta muitas mulheres

Endometriose é uma doença tão dolorosa quanto desconhecida. São muitas as mulheres que sofrem desta patologia e algumas delas nem sabem que são portadoras deste (grave) problema.

Segundo o site da Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, esta é uma doença com tamanha expressão que é hoje reconhecida como uma doença social.

O seu impacto na sociedade é tremendo e é considerada como um grave problema de saúde pública. Isto reflete-se em horas de absentismo no trabalho ou subprodução, por dor incontrolável.

A vida social e sexual é, pelos mesmos motivos, afetada. E são múltiplos os casos de divórcio e separações pela constante perda de qualidade de vida destas mulheres, que leva a conflitos conjugais.

Viver com endometriose

Vânia Custódio tem 39 anos anos e soube que sofria de endometriose há 12. «Ao contrário da maior parte das pessoas, descobri que tinha endometriose como resultado da anatomia patológica de uma operação que fiz de urgência ao apêndice, em abril de 2006. Tive uma dor de barriga insuportável, tão forte que me deitei no chão da redação (era jornalista) por não conseguir suportar as dores. Essa dor já me tinha dado outras duas vezes mas acabava por passar e eu não compreendia o que era. A verdade é que, até hoje, ainda não sei o que a motivou. Mas, durante a operação ao apêndice, os médicos perceberam que tinha muito tecido estranho espalhado pelos órgãos e fizeram recolhas de amostra. O resultado da anatomia patológica, quase um mês depois, revelou que sofria de endometriose. Nunca tinha ouvido falar em tal coisa e demorei muito tempo a perceber a palavra e, até, a conseguir pronunciá-la», começa por nos explicar esta mulher, que, numa conversa sincera, contou ao site Crescer como é viver com esta patologia.

Leia o testemunho completo aqui. E saiba como é viver com esta doença e quais os tratamentos.

 


RELACIONADOS